OS DIAS QUE ABALARAM NOSSA VÁRZEA ALEGRE - GIOVANI COSTA

Relembremos aqui alguns fatos que aconteceram em Várzea Alegre e que ficaram  marcados em sua História.

09 de fevereiro de 1832 - Várzea Alegre pertencia a Lavras da Mangabeira, no rigoroso inverno daquele ano ( foi muito pesado o inverno de 1832). As tropas de Pinto Madeira e do padre "Benze Cacetes" se encontram com as tropas legalistas do Governo do Estado José Mariano de Albuquerque Cavalcanti, na região do sítio Periperi, deixando mais de 200 mortos e muitos presos, inclusive Pinto Madeira.

10 de novembro de 1926- Conflito armado entre os aliados de Antônio Correia  e grupos políticos de oposição, que durou cerca de quatro horas, já narrado no blog com o título "A Guerra de 26".

 20 de maio de 1931 o então Governo Provisório Manuel Fernandes Távora assina o decreto 193 extinguindo o Município de Várzea Alegre e anexando-o ao  Município de Cedro, que segundo o escritor José Ferreira, tal medida seria para humilhar os "Correias".

15 de abril de 1977 - Numa noite de chuva, ao passar da meia noite, a torre da matriz de São Raimundo veio a desabar, causando comoção aos devotos e católicos de nossa cidade, tornando-se um dos fatos mais marcantes na memória do nosso povo.

02 de dezembro de 1997 - No Final da manhã deste dia, Várzea Alegre foi surpreendida com o primeiro assalto a banco em nossa cidade, deixando a cidade em pânico e assustada. O episódio teve um final trágico, pois na fuga os bandidos mataram o gerente do Banco do Brasil Manoel Daniel da Silva, a mando do bandido José Adauto Lima de Souza, conhecido como Zé Roberto, 37, já assassinado no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS , junto com o irmão Cairo Lima de Sousa em julho de 2006.

16 de Fevereiro de 2004 - Depois de uma noite de muita chuva, Várzea Alegre amanhece isolada do mundo de todas as formas. Todas as vias interrompidas pelo desabamento de duas pontes na Br-230 ( A Ponte dos Grossos, na Ce-060 já havia se quebrado uma semana antes.
a cidade amanheceu sem energia, telefone, celular, internet, e a população em pavorosa com medo do Açude Olho D'água viesse a romper a parede, que chegou a faltar apenas 80 cm para transbordar. o açude veio a sangrar pela primeira vez, causando a maior enchente do Riacho do Machado desde 1947.


20.05.1931#sthash.Ko9jgZYg.dpuf
20.05.1931#sthash.Ko9jgZYg.dpuf

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!