A CURIOSIDADE É PRIMORDIAL - POR NORBERTO BATISTA ROLIM

"A curiosidade é primordial"
Na reunião da câmara, hoje em V. Alegre, a pauta principal foi sobre uma doença endêmica, o Calazar, que fez vítima uma criança de 1a e 6 m que foi a óbito. Muitas acusações indicando os culpados dessa doença que veio tirar a vida dessa criancinha. Eu me reportei ao ano de 2001, quando internei uma criança de 7 anos de idade na Casa de Saúde, com uma história de febre que vinha se arrastando por mais de dez dias, foram feitos vários exames de laboratório, iniciado o teste terapêutico com antibiótico e a criança continuava com os seus picos febris. Foi aí que a curiosidade mexeu comigo, uma vontade louca de se chegar um diagnóstico, descobrir a causa daquela febre que era um sintoma de uma doença. A minha ação foi colocar essa criança em meu carro junto com sua mãe e me dirigir ao Hemoce do Iguatu pra realização de um mielograma, exame colhido na medula óssea do paciente pra o diagnóstico do calazar. O exame foi positivo com a presença do protozoário em células sanguíneas e a criança foi tratada. Voltando mais atrás no tempo no ano de 1996, uma doença explodiu em toda região Centro-Sul e Sul do Ceará. Os agricultores foram acometidos pela Leptospirose, doença infecto-contagiosa adquirida pelo o homem em contacto com águas contaminadas com o mijo dos ratos. Despertou novamente a minha "curiosidade" , o hospital local ficou lotado com pacientes apresentando febre alta e calafrios. Eu saía muito cedo pro o hospital e via os meus pacientes e os dos outros colegas, analisando todos os exames de laboratórios. Eu, já desconfiando da leptospirose, comecei a indagar os pacientes se no local do trabalho deles tinham ratos. Diziam que sim. Foi quando um paciente complicou e teve que ser interno na UTI do Hospital São Francisco. Fui ver esse paciente e analisar todos os exames que ele foi submetido. Os exames mostravam que o paciente já apresentava insuficiência renal aguda, uma das complicações da leptospirose. Cheguei pro o colega, médico da UTI, e lhe comuniquei que não afastasse a hipótese do diagnóstico ser de leptospirose. O paciente foi a óbito. E a sorologia foi positiva pra leptospirose. Certo que esse surto de leptospirose chamou a atenção às autoridades de saúde do estado e de outras regiões. Fui entrevistado pelo um professor de epidemiologia da Escola de Medicina Fluminense, que veio a Regional de Saúde do Crato ver de perto os casos e ele me falou que casos de leptospirose na zona rural só tinha registro nos arrozais da China. Portanto à curiosidade é primordial para toda ciência.
Do Facebook do autor, Dr. Norberto Batista Rolim, é médico pediatra.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!