SANTANA DO CARIRI SEM PLÁCIDO CIDADE NUVENS- POR TIBURCIO BEZERRA DE MORAIS NETO


Resultado de imagem para placido cidade nuvens
Imagem:' YouTube

Recebi, há poucos instantes, uma notícia por demais desagradável. A imprensa do Cariri está noticiando o falecimento do Prof. Plácido Cidade Nuvens, figura proeminente na região, pelo muito que realizou no meio político e no campo da cultura.
Conheci-o ainda criança, quando, no mesmo dia e com a mesma idade, chegamos ao Seminário São José do Crato, para uma jornada que duraria cinco anos. Ele, vindo de Santana e eu, de Várzea Alegre. Ali começaríamos um novo itinerário na vida, a partir de uma escola onde a disciplina e a formação religiosa ditariam as nossas aspirações futuras. Ali travaríamos uma amizade que soubemos conduzi-la por toda a vida.

Plácido logo revelou qualidades que nós outros não tínhamos. Inteligente e aplicado, foi sempre um aluno nota 10. Já esboçava a intuição própria dos gênios. Passamos a vê-lo como referência. Sem empáfia e sem a vaidade que poderia perfeitamente exibir, não se deixou levar por essas veleidades tão comuns aos seres humanos.
Desisti de ser padre ainda no Seminário Menor. Ele porém prosseguiu. Talentoso e muito preparado, não foi difícil para ele chegar a Roma, onde concluiria o curso de teologia e, assim, melhor habilitar-se-ia para o presbiterato. Porém não foi assim que quis o destino. Ele não ordenou-se padre. Sua bagagem de conhecimentos autorizava-o a viver em qualquer país do Velho Mundo.
Preferiu retornar ao Ceará, ao Cariri e à sua Santana do Cariri, primeiro e maior amor da sua vida. Foi Prefeito de Santana, foi reitor da Urca, recebeu a Sereia de Ouro, escreveu livros, proferiu palestras e foi um orador brilhante. De tudo o que sonhou e de tudo o que realizou, uma obra fica como testemunho do seu amor a Santana. Refiro-me ao Museu de Paleontologia. Ali está sua cara e o seu coração.
A Santana dos fósseis e dos dinossauros hoje existe porque Plácido defendeu a ideia e cristalizou-a no acervo que deixa para a posteridade. Quando um dia eu retornar ao museu, com toda certeza, vou sentir falta de Plácido Cidade Nuvens e, com certeza maior ainda, sentirei saudade daquele nublado dia 2 de fevereiro de 1957, data em que, juntos, começávamos a nossa vida de seminaristas.

Comentários

  1. Tive a honra de ter estudado com o professor Plácido e também de ver a evolução do Museu de Paleontologia sob a sua gestão.

    Antonio Ribeiro de Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, amigo. Professor Plácido era uma personalidade que eu admirava muito também há muitos anos!

      Excluir
  2. Conheci, de vista, quando frequentava, lá pelos idos de 1978, a Fundação Padre Ibiapina. Éramos todos muito jovens e admirávamos, quase extasiados, sua capacidade de comunicação e sua liderança. Um grande filho do Cariri, sem dúvida alguma.

    ResponderExcluir
  3. Eu era criança, quando o vi falando, de pé, em cima de um dos bancos, que estavam no pátio da Igreja Matriz de Senhora Santana, em Santana do Cariri (CE). Época do Padre Cristiano e ocasião do encerramento da festa religiosa da padroeira. Não havia microfone e nem estava preparado um púlpito, mas ele, com sua simplicidade, para que todos o ouvissem bem melhor, posicionou-se em cima do banco e o tomou emprestado como púlpito, com voz forte, fez o que sabia de melhor: dirigir a boa palavra. Esta é uma lembrança, das muitas recordações que guardo comigo, a respeito da sua pessoa.

    Mazinho Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo pelo seu comentário, que vem enriquecer a matéria.
      Soube como ninguém amar e valorizar sua terra. um grande vulto na história e cultura cearense.

      Excluir
  4. Seu trabalho de cunho jornalistico e divulgador da cultura nordestina,resgata o que outrora parece esquecido pela geração voltada apenas ao mundo digital e me parece esquece que o passado faz parte do nosso aprendizado se não vivenciado mas contado e cantado pelos inúmeros artistas desta nossa terra e também do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!