No sopé da Serra do Catolé ( atualmente Serra do Horto)



Por. Feitosa Colô

No sopé da Serra do Catolé, atualmente Serra do Horto, onde pousa a insigne estátua do Padre Cícero Romão Batista existe centenas de blocos rochosos do tipo intrusiva (máfico), gnaisse (granito metamorfisado) que na literatura chamamos de matacões. Seus aspectos denunciam a ação atmosférica (intemperismo) sobre os blocos rochosos ao longo de milhares de anos.
Suas formas arredondadas são resultados das altas temperaturas que ocasionam a fragilização dos minerais provocando a "descamação". Com a "descamação" que linguagem técnica se chama acebolamento (FOTOS), pois o bloco angular tende a se tornar arredondado com as perdas das arestas com isso, no seu Entorno, vai se formando um solo. Os minerais ali depositados serão transportados pelo vento, chuvas etc, dando formação ao solo propriamente dito a partir da rocha decomposta,
Os exemplos acima denunciam os efeitos dos agentes atmosféricos e, também, biológicos em menor escala atuam no processo. Pois microrganismos, vegetação e as ações de animais, aves também contribuem para decomposição da rocha.
Prof. Feitosa Colô

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!