INVASÃO E RESISTÊNCIA- OS 90 ANOS DA DERROTA DE LAMPIÃO NO CONFRONTO COM O POVO DE MOSSORÓ – “PERFIS DOS CANGACEIROS” – “b”- CANGACEIRO SABINO GOMES -PARTE XIII Por Geraldo Maia do Nascimento Pesquisador

Resultado de imagem para sabino das abóboras

Sabino das Abóboras, foto     de:http://meneleu.blogspot.com.br/2016/07/cangaceiro-sabino-das-aboboras.html

INVASÃO E RESISTÊNCIA- OS 90 ANOS DA DERROTA DE LAMPIÃO NO CONFRONTO COM O POVO DE MOSSORÓ – “PERFIS DOS CANGACEIROS” – “b”- CANGACEIRO SABINO GOMES -PARTE XIII
Por Geraldo Maia do Nascimento Pesquisador
Sabino Gomes de Góis, conhecido como "Sabino das Abóboras", nasceu na Fazenda Abóbora, localizada na zona rural do município de Serra Talhada/PE.
No local eram criadas grandes quantidades de cabeças de gado, havia vastas plantações de algodão, engenho de rapadura e se produziam muitas outras coisas que geravam recursos.
Filho do coronel Marçal Florentino Diniz, e uma cozinheira da fazenda, Sabino trabalhou como tangedor de gado, o que certamente lhe valeu um bom conhecimento geográfico da região.
Valente, Sabino foi designado comissário (uma espécie de representante da lei) na circunvizinhança da fazenda Abóbora.
Entre 1921 a 1922, acompanhou seu meio irmão Marcolino, homem influente e de posses, dono de uma casa comercial e do jornal "O Rebate" para Cajazeiras. Por esta época já começou a fazer pequenos assaltos pela região.
Neste período conheceu Lampião, com quem se uniu ganhando posição de destaque. Em 13 de junho de 1926, realizou o tão divulgado ataque ao município de Cajazeiras/CE.
Em 13 de março de 1928, estava no Cariri cearense com Lampião quando foi alvejado pela volante dos tenentes Arlindo e Eurico Rocha e o sargento Manoel Neto numa embocada.
Continuaremos amanhã com o título:
"PERFIZ DOS CANGACEIROS" - "c"
Fonte: Jornal De Fato
Revista: Contexto Especial
Nº: 8
Páginas: 47
Ano: 6
Cidade: Mossoró-RN
Editor: José de Paiva Rebouças
E-mail: josedepaivareboucas@gmail.com
Ilustrado por: José Mendes Pereira

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!