Centenário de Falecimento do Padre José Gonçalves Ferreira (1917-2017) - Por João Calixto

Centenário de Falecimento do Padre José Gonçalves Ferreira (1917-2017)
Nascido no sítio Jitirana em Aurora, Ceará, aos 28 de março de 1876 foi batizado pelo Padre Meceno Clodoaldo Linhares na capela da Venda (hoje Aurora) aos 23 de abril do mesmo ano. 
Era filho de Joaquim Gonçalves Ferreira (Joaquim Miguel) e Cordulina Maria Leite. Foram seus padrinhos Antônio de Jesus Ferreira e Josepha Maria Leite (Livro de Registro de Batismos da Paróquia de São Vicente Ferrer de Lavras, 1876-1877, p.17). Era, portanto, irmão de Dom Alberto (José Leão Gonçalves), monge beneditino do Rio de Janeiro, religioso nascido do segundo casamento de seu pai (com Vitória Gonçalves Ferreira).
Foi aluno da quarta fase do Seminário Episcopal do Crato, recebendo a Ordem do Presbiterato no Seminário da Prainha em Fortaleza aos 30 de novembro de 1902. Foi Vigário em Trairi de 25 de fevereiro de 1903 a janeiro de 1904, de onde saiu aos 3 de janeiro para assumir a Paróquia de São Raimundo Nonato de Várzea Alegre, CE, onde se demorou até a data de seu falecimento.
Seu falecimento ocorreu aos 3 de novembro de 1917, o que gerou enorme comoção e repercussão em todo o Estado do Ceará. Foi sepultado no Cemitério de Várzea Alegre e posteriormente os seus restos mortais foram transladados ao Cemitério de sua terra natal, depois de ter atentado contra a própria vida, cometendo suicídio por enforcamento, vítima de calúnia perpetrada por dois indivíduos de Várzea Alegre.


Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!