Matou por amor - Por José Mendes Pereira

MATOU POR AMOR
Por José Mendes Pereira 

Não tenho certeza do ano que isso aconteceu em Mossoró no bairro Alto da Conceição, mas tenho a impressão, que foi mais ou menos entre 1964 a 1965. Como eu não posso citar os verdadeiros nomes dos personagens principais da nossa história, chamaremos de Zé e Maria.
A Maria era casada e como se costuma dizer, bem casada com o Zé, este tinha como profissão marchante. Comprava os animais e ele mesmo os abatia em seu pequeno quintal nos fundos da casa. O Tibério já fazia alguns anos que era ajudante de tirar o couro do animal abatido, dividi-lo em bandas, afinal, ele era quem fazia a carne do animal ser transportada para a venda de acordo com as exigências dos compradores.
O Tibério tinha liberdade total na casa do Zé e a Maria o tinha como um parente, não só parente, mas como se fosse um irmão, dando-lhe toda liberdade para entrar nos cômodos, caso fosse necessário, e sair de lá a hora que bem quisesse. Afinal, o Tibério era como se fosse mesmo uma pessoa daquela família. Mas vez por outra ele desviava um pouco o assunto deixando de lado a consideração, e jogava palavras soltas para ver se a Maria entendia o seu desejo.
O marchante nunca imaginou que o Tibério tinha desejos amorosos pela sua esposa. O Zé saía para os seus negócios de compra de gado e chegava à hora e o dia que queria. O Tibério se encarregava de todas as atividades que eram necessárias serem feitas na ausência do Zé.
Mesmo tentando fazer com que a Maria descobrisse a sua paixão ela jamais passou pela sua mente que o Tibério não a tinha como da família, e sim, desejos sexuais.
O Tibério vai à luta sempre tentando conquistá-la, mas quando a Maria percebe os seus pensamentos adversos ela começa a excluir o Tibério de qualquer atividade dentro de casa, chegando ao ponto de cortar a sua permanência dentro dela.
A Maria agora está diante de um homem que com certeza, irá atrapalhar a sua vida e a vida do seu esposo. Homem nenhum faria ela o trair. O Zé é um bom dono de casa, bom esposo e responsável, e ela nasceu para ser a sua esposa.
Mas o Tibério já viu que a Maria já sentiu o seu desejo e parte para a conquista. Tenta convencê-la de todas as formas, mas ela está firme. Não o aceita de forma alguns como amante, nem ele e nem ninguém a encaminhará para a traição.
Maria o ameaça, dizendo-lhe que assim que o Zé chegar de viagem ela irá contar ao seu pouco desrespeito. O Tibério enlouquece. Ela parte para cima dele com uma faca peixeira e tenta vencê-lo, mas o Tibério tem mais força e toma a faca, e tenta obrigá-la para o quarto. Maria está apavorada. Grita, chora, mas ninguém está por perto. Maria não obedece. Diz que morre, mas não se entrega. Vendo que a Maria não se rende e sabendo que ela não deixará de contar ao marido o Tibério grava-lhe a faca peixeira do peito. Maria cai e com poucos minutos está.
O Tibério se manda para o estábulo e por lá passa o resto da tarde cuidando de algumas obrigações no curral. Ele espera que alguém encontre a Maria morta em casa e saia espalhando por tudo que é de lugar. Ciente que alguém tem andado na casa e assim que começa o anoitecer Tibério vai até a casa. Vendo que não andou ninguém sai às carreiras comunicando o ocorrido. A vizinhança chega e o alvoroço foi terrível. Maria agora está morta. Quem foi que a matou? Ninguém sabe. Somente o autor da morte.
A movimentação é geral. No local a polícia chega acompanhada do ainda fraco ITEP para  conduzirem o corpo da Maria para ser feito os primeiros trabalhos técnicos e científicos. Depois de tudo registrado o corpo foi devolvido para os familiares cuidarem do funeral.
O caixão fúnebre chega até a casa. Os vizinhos mais próximos lamentam a maldade que fizeram com aquela mulher tão boa e generosa. O Zé já tem tomado conhecimento e retorna o mais rápido possível dos seus trabalhos de compra de animais para abate. 
Tibério chora muito diante do caixão para esconder a sua culpa na morte da Maria. Ninguém ali percebe que ele tem culpa naquela morte. Afinal, ele é um sujeito que faz parte daquela família e jamais faria uma tamanha desgraça daquela contra a Maria.
Assim que terminam as despedidas de corpo presente tangem-no para fazer o sepultamento. O Tibério é o mais chorão e lá no cemitério evita colocar barro sobre o corpo da falecida, alegando que não tem coragem para cobrir com areia uma pessoa tão boa como ela foi para ele.   
Mas a vida do Tibério está por um fio. A faca que assassinou a Maria é examinada pelos peritos do ITEP, e o Zé ao vê-la descobre que é do Tibério. E sem muita demora antes que fuja, o Tibério é chamado à presença do delegado. Na delegacia confirma o crime. O Zé está presente e antes que ele seja encaminhado para a cadeia o Tibério é assassinado à-queima-roupa pelo o Zé. Mais um infeliz foi morto, mas pela sua culpa, sua culpa, sua máxima culpa!


x

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!