O que é glória - Mr. Max



O que é glória
É um mérito do chefe, mesmo que o trabalho só brilhe por causa da equipe
No mês de julho passado, no dia 20, a humanidade comemorou 49* anos de um de seus feitos mais notáveis, a chegada a Lua. Exatamente as 23 horas, 56 minutos e 31 segundos, horário de Brasília, o astronauta Neil Armstrong terminou de descer os nove degraus da escadinha do módulo lunar Eagle e  deixou na superfície da lua a impressão da sola da sua bota do pé direito. Tamanho 41. Logo depois, Armstrong pronunciaria a frase que tinha sido encomendada pela Nasa para aquele momento único. “ Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.
Mas, um tanto quanto nervoso (algo mais que compreensível, dadas as circunstâncias), Armstrong erraria a última fala do script, tão minuciosamente ensaiado na Terra. E diria “ A small step for man, a giant leap for mankind”. Ao esquecer do “a” antes do man, Armstrong pronunciaria duas sentenças que, rigorosamente, contradiziam uma a outra.
No mundo inteiro, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas conferiram a façanha pela TV proporcionalmente a população mundial  da época, aquelas duas horas ainda são  o redorde mundial de de audiência televisiva para um único evento).
No Brasil, 3 milhões de notívagos veriam as cenas em preto e branco. As imagens só foram captadas no sul e no Sudeste. Além de recolher amostras de rochas e de bater fotografias reproduzidas até hoje, Armstrong plantou na Lua uma bandeirinha americana e deixou como lembrança um disco de silicone contendo mensagens otimistas. A do Brasil foi assinada pelo general Artur da Costa e silva, presidente da junta militar que governava o país. E, ironicamente, falava em paz e compreensão, numa época em que o  Brasil amargava uma ditadura feroz.
Hoje, dos três astronautas da Apollo 11, só Armstrong é lembrado. O que pouca gente sabe é que ele foi o primeiro a pisar na Lua, por dois motivos:.  O primeiro, e mais conhecido é que ele er ao chefe da missão. O segundo, é que dos três, era, tecnicamente, o menos necessário. O coronel Buzz Aldrin só desceria 19  minutos depois, após Armstrong garantir que tudo estava bem . Aldrin era o piloto do módulo lunar. Se fosse o primeiro a descer e algo errado lhe acontecesse, Armstrong não conseguiria mais decolar. O terceiro,o tenente-coronel Michell Colllins, era na verdade o mais importante: o único que poderia pilotar a nave de volta para a Terra.. Por isso permaneceu em órbita , esperando os outros. Quarenta e nove anos depois , a chegada do homem a Lua  continua sendo uma bela alegoria de como funciona o mundo corporativo moderno.
Nele, não importa que os funcionários sejam extremamente bem qualificados , nem que executem com perfeição as suas tarefas. Porque no final das contas, e mesmo que tropece na única frase que tenha para dizer, quem acaba ficando com toda a glória é o chefe.
 Data atualizada
Max Gehringer é escritor e palestrante , max.g@uol.com.br
Fonte: www.vocesa.com .br – Julho de 2005



Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!