O COLOSSO DE RODES : Uma das maravilhas do mundo antigo !





ARTE E ANTIGUIDADE !
O COLOSSO DE RODES : Uma das maravilhas do mundo antigo !
No coração do Mediterrâneo, entre a Grécia e a Turquia, ergue-se a ilha de Rodes, famosa na antiguidade por ter albergado uma das sete maravilhas do mundo antigo: o Colosso de Rodes. Esta monumental estátua de bronze, dedicada ao deus grego Hélios, não só deixou uma marca indelével na história, mas também serve como um testemunho impressionante da habilidade artística e técnica da antiga civilização grega.
🌹
A construção do Colosso de Rodes começou por volta de 292 AC. e levou mais de 12 anos para ser concluído. Foi erguido para comemorar o sucesso da defesa da ilha contra um cerco militar inimigo. A estátua tinha aproximadamente 33 metros (110 pés) de altura e ficava no porto da cidade de Rodes, permitindo a entrada e saída de navios entre as pernas estendidas.
A figura representava o deus sol Hélios, com uma coroa de raios e uma tocha na mão direita, que simbolizava a luz e a proteção divina. O Colosso não foi apenas uma maravilha arquitetônica, mas também um símbolo de vitória, uma homenagem aos deuses e uma manifestação do poder e grandeza da cidade de Rodes.
A construção do Colosso de Rodes apresentou desafios técnicos consideráveis. Usar o bronze para a estátua exigiu uma grande quantidade desse metal precioso, que foi coletado de armas abandonadas pelo inimigo derrotado. A estrutura era oca, o que facilitou a construção e reduziu o peso total. Acredita-se que uma estrutura de ferro interligada sustentava a figura.
O processo de fundição e montagem foi um feito incrível para a época. Foram utilizadas técnicas de fundição por cera perdida, nas quais o bronze líquido era despejado em moldes de cera, que derretiam e deixavam espaço para o metal. Após a montagem das partes da estátua, foram feitos ajustes finos e detalhes artísticos para obter uma representação realista e majestosa do deus Hélios.
🌹
O destino trágico
Apesar da sua grandeza, o Colosso de Rodes desfrutou do seu esplendor apenas durante aproximadamente 56 anos. Em 226 a.C., um terremoto devastador abalou a ilha e derrubou a estátua, deixando-a em ruínas no fundo do porto. Embora a estátua tenha sido quebrada em vários fragmentos, alguns relatos históricos sugerem que partes dela permaneceram de pé por algum tempo.
Os conquistadores árabes, que invadiram Rodes no século VII d.C., venderam os restos do Colosso como sucata a mercadores judeus, segundo algumas fontes históricas. A estátua foi desmontada e transportada para fora da ilha, marcando assim o fim definitivo do Colosso de Rodes.
🌹
Legado Perpétuo
Apesar do seu destino trágico, o Colosso de Rodes continua a ser lembrado como uma maravilha do mundo antigo. A sua imagem foi imortalizada em diversas representações artísticas ao longo da história, e a sua influência reflecte-se na cultura popular e na arte contemporânea. A sua construção e a sua queda são testemunhos da ambição e da criatividade humanas, bem como do carácter efémero das obras humanas face às forças da natureza.
O legado do Colosso de Rodes permanece como um símbolo da grandeza e tenacidade das civilizações antigas, uma janela para uma época em que os humanos se esforçavam para elevar as suas criações ao nível dos deuses. A sua história continua a ressoar hoje, lembrando-nos que a paixão pela criação e a busca pela excelência são impulsos intemporais que transcendem os tempos."
By Maru Rodríguez

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!