A última ponte de cordas inca no mundo






 A última ponte de cordas inca no mundo.

Localizada no desfiladeiro do rio Apurímac, na região peruana de Cusco, é uma obra espantosa que remonta a seis séculos de história. Com seus impressionantes 28 metros de altura, esta ponte representa uma peça única da engenharia inca, testemunhando a habilidade e a maestria dos antigos construtores.
Construída com cabos de fibra vegetal, como a ichu, essa ponte é um exemplo notável da engenhosidade arquitetônica do antigo Império Inca. A técnica para construir essas pontes era altamente especializada e passada de geração em geração, preservando um conhecimento valioso ao longo dos séculos.
Esta ponte não é apenas uma maravilha arquitetônica, mas também desempenha um papel central nos rituais de conservação realizados pelos quíchuas.
Todo mês de junho, essas comunidades se dedicam a um rito extenuante destinado a preservar e manter viva a herança inca que permeia a região. Durante esse processo, vários homens se reúnem a uma altura de 28 metros do solo, para trançar os trechos finais da ponte de cordas.
Esse rito é uma celebração espiritual e cultural que honra os conhecimentos ancestrais e simboliza a conexão contínua entre as gerações presentes e o passado inca. A realização desse rito não só conserva a ponte física, mas também fortalece os laços entre as comunidades modernas e as tradições antigas.
A ponte de corda inca no desfiladeiro do rio Apurímac é, sem dúvida, um marco icônico que resiste ao teste do tempo. Sua idade venerável e o rito de conservação mensal são testemunhos eloquentes da riqueza cultural e histórica da civilização inca, continuando a inspirar admiração e respeito em todo o mundo.
Particularmente, de tudo o que já inventamos no mundo, as pontes são as melhores: Elas conectam .
História Desconhecida (Facebook)

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!