O PORTO DE SANTOS - PROFESSOR SAMUEL MAIA



 Em 1839 Santos foi elevada à categoria de cidade e o porto registrou a maior movimentação de açúcar e café de sua história. Para que as mercadorias e as pessoas chegassem mais rapidamente e em maior quantidade ao litoral, tornou-se necessária a construção de uma nova via, passando pelo aterro de Cubatão, recém construído.

Cinco anos depois foi entregue a Estrada da Maioridade, que pela primeira vez permitia o tráfego de carroças, além das mulas. Essa movimentação intensa e as chuvas torrenciais da região da serra degradaram a estrada rapidamente e, em 1864, ela foi entregue novamente ao uso público, com diversas modificações - inclusive em alguns pontos do percurso - que a tornaram mais segura e e rápida. Agora, a via era conhecida como Estrada Vergueiro.
Porém, em 1867 ficou pronta a estrada de ferro da São Paulo Railway, ligando Jundiaí a Santos para escoar o café que já havia se tornado o principal produto de exportação do Brasil. Os vagões desciam a serra carregados de sacas do produto, em direção ao porto, e voltavam de lá trazendo os imigrantes que iriam substituir, aos poucos, o trabalho escravo nos cafezais. A ferrovia tornou-se, então, o principal meio de transporte entre o litoral e o planalto.
A Estrada do Vergueiro caiu em desuso e ficou abandonada até meados da década de 1900, quando os primeiros automóveis começaram a circular pela serra.

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