Os Nazcas: Uma civilização que falou através da Terra

 


Los Nazcas, uma civilização pré-incaica que floresceu na costa sul do Peru entre os anos 200 a. C. e 700 d.C., deixaram um legado fascinante que continua intrigando arqueólogos e estudiosos até hoje. Seu maior mistério reside nas enigmáticas linhas e geóglifos que traçaram no deserto, formando um vasto mapa de figuras geométricas, animais e plantas que se estende por centenas de quilómetros.

Legado traçado na areia
As linhas de Nazca, como são conhecidas, são um conjunto de geóglifos, figuras gigantescas gravadas na superfície do deserto. Acredita-se que foram criadas pelos Nazcas raspando a camada superficial escura do deserto, revelando a areia clara que se encontra por baixo. Essas linhas estendem-se por mais de 800 km quadrados, formando um complexo labirinto de figuras geométricas, animais como macacos, pássaros, aranhas, peixes e plantas. Algumas das figuras mais conhecidas incluem um beija-flor, uma aranha, um macaco e um peixe.
Enigma não resolvido
O propósito das linhas de Nazca ainda é um mistério. Várias teorias foram propostas, desde que eram um calendário astronômico até que representavam um mapa da região ou um ritual religioso. Alguns pesquisadores acreditam que as linhas servem como um caminho para cerimônias ou procissões, enquanto outros sugerem que eram uma forma de se comunicar com os deuses. A teoria mais aceite é que as linhas de Nazca estavam relacionadas a rituais religiosos e astronômicos, pois muitas das figuras parecem estar alinhadas com o sol e as estrelas.
Testemunho da Cultura Nazca.
As linhas de Nazca são um testemunho da cultura Nazca, uma civilização que desenvolveu um sistema de irrigação complexo, uma cerâmica excepcional e uma rica tradição têxtil. Sua arte, que se reflete em seus geóglifos, é uma amostra do seu conhecimento de astronomia, geometria e simbologia.
RPM
Namastê
Piedade Serra (Facebook)

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!