DE VIÇOSA PARA TIANGUÁ... A TRANSFERÊNCIA DE UM CABARÉ - POR JOÃO BOSCO GASPAR



 DE VIÇOSA PARA TIANGUÁ... A TRANSFERÊNCIA DE UM CABARÉ.

É verdade que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo? Independente da resposta, se afirmativa ou negativa, é certo que antes do neologismo “garota de programa”, todas as cidades do Brasil tinham lá seus cabarés. A tricentenária Viçosa, enredada pela fria neblina desde tempos imemoriais e aquecida pela inebriante aguardente vulgarmente denominada de “espirituosa”, nos faz divagar sobre esse tema, através da crônica deslumbrante de José Mapurunga. Vejamos:

“Rua da Pedra Lipes [Rua do Cemitério], localizada na parte norte da cidade de Viçosa, na saída para o Piauí. O nome vem da abundância desse tipo de pedra na área. Há referência de que, em meados do século 19 e até em tempos mais recentes, era local de prostituição. Maria Eva, por volta do final da década de 1930, montou um bordel em um casarão em estilo português ali existente, que funcionou até quando esta se transferiu para a cancela de Tianguá, onde montou o prostíbulo mais famoso da serra da Ibiapaba”.
Trecho do livro “Roteiro Sentimental de Viçosa do Ceará”, de José Mapurunga, p. 112. Foto: “Cabaré da Maria Eva” em Tianguá, na década de 1950.
Por João Bosco Gaspar.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!