A BONECA DO LOUVRE

 


A BONECA DO LOUVRE

A boneca do Louvre foi encontrada num vaso de barro com uma placa de chumbo contendo um feitiço. Os arqueólogos estimam que a estatueta de barro data do século III ou IV a.C. Embora a estátua tenha sido encontrada durante escavações perto de Tebas, no Egito, é de origem grega, como indica a inscrição na placa.
A estátua, como se pode ver, está ajoelhada com as pernas e os braços amarrados atrás das costas. Como se não bastasse, foi perfurada com 13 pregos: um no topo da cabeça, um na boca, um em cada olho e orelha, um no peito, um nas palmas das mãos, um nos pés e outro mais dois no interior. Parece lógico que esta estátua fosse utilizada para lançar um feitiço como um boneco de vudu.
Mas, se lermos a inscrição no rótulo, descobrimos que o “boneco” foi feito por um homem e que na verdade serviu para fazer com que a namorada se apaixonasse por ele.
A inscrição grega diz:
"Grande Ptolemais, que Ayas, filha de Orígenes, me ame. Não a deixes comer ou beber até que ela venha ter comigo, e não a deixes conhecer outro homem além de mim.
Faz dela o que quiseres até que ela aceite ficar sozinha comigo. Enquanto eu viver, ela vai ouvir-me, amar-me e dizer-me sempre a verdade.
Esta estátua de barro encontra-se hoje no Louvre, em Paris, e pode ser vista na sala dedicada ao antigo Egito.

MUNDO MODERNO (Facebook)

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!