LAMEIRO, RECANTO HISTÓRICO DO CRATO - POR CARLOS RAFAEL DIAS



 LAMEIRO, RECANTO HISTÓRICO DO CRATO

O Lameiro, – não obstante sua privilegiada localização sopedânea, aliada à sua memória histórica, – é um dos mais aprazíveis recantos do Crato. A começar pela sua bucólica vila, sede da circunscrição, com a Capela de São José Operário (foto) a lembrar a tradição católica ali presente. De frente ao templo, um conjunto de casas que abrigam lares de famílias tradicionais, a exemplo dos troncos Vilar e Araújo. Algumas dessas residências ainda conservam seus projetos arquitetônicos originais, que remontam mais de meio século.
Descendo um pouco, em rumo da cidade, chama atenção um centenário casarão que pertenceu ao famoso coronel Nelson da Franca Alencar, que hoje, mantidas suas originais características, abriga os descendentes desta importante estirpe local. Um pouco mais abaixo, a Escola Rotary e a extensa quinta que abriga as casas residenciais das irmãs da Congregação de Santa Teresa de Jesus. Ao derredor, pululam os sítios: Misericórdia, onde mora a bondosa freira Tia Rosa; Rosto, onde se localiza o tradicional Restaurante e Balneário Chico da Cascata; Bebida Nova, onde está o Casarão do Cel. Álvaro Esmeraldo; Preguiça, onde se encontram o Restaurante Alto da Bananeira e a residência de dona Marlene, conhecida confeiteira do delicioso e caseiro sequilho que leva o seu nome. Um pouco mais pra cima, o sítio Corujas, hoje muito conhecido por localizar o restaurante Recanto da Serra e o Balneário-Restaurante Oásis, já perto do Balneário Popular da Nascente, bem no sopé da Chapada.
Mais do que um local privilegiado pelas suas belezas naturais e atrações turísticas, o Lameiro é reconhecido como um locus de pessoas de bem, trabalhadoras, ordeiras e muito hospitaleiras. Não, à toa, a paragem foi imortalizada na voz do Rei do Baião Luiz Gonzaga, que gravou uma música em homenagem ao Crato e que cita o local com o seguinte verso: “Eu vou pro Crato… e na subida do Lameiro tomo um trago de aguardente…“
Por Carlos Rafael Dias (Em postagem da página "O CRATO DE OUTRORA" )

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!