O médico, o amigo! Giovani da Costa
Nos anos de 1986 e 1987 eu trabalhava de garçom no Hotel Municipal de Várzea Alegre.
Um dos clientes assíduos do restaurante coma família era o Dr. Raimundo Sátiro.
Sai e fui embora para S. Paulo, mas ficou uma grande amizade com Dr. Raimundo. Era uma pessoa que onde a gente se encontrava, a conversa era muito boa. Mesmo quando o assunto era política a gente sabia discutir. ele gostava brincar comigo porque ele não gostava do PT. Mas certa vez ele disse que gostava de me ver falar em público, coisa que ele presenciou poucas vezes.
Admirava muito a sua defesa intransigente da natureza, onde proibia a caça e a pesca predatória nas suas propriedades. Certa vez, um vaqueiro me disse: Giovani, na época das "rebançãns" onde elas encontram refúgio é na fazenda Jaburu, onde elas se refugiam dos caçadores.
Também era um amante da vaquejada e da cultura popular, especialmente a cantoria e o aboio.
Para dar exemplo da sua simplicidade, certa vez ele me contou que vinha de viagem e de passagem por Cariús, se encontrou com uns amigos dele. Evar vinha com ele. Uma certa hora Evar começou a aboiar e um dos "doutores" chamou Evar de "esse besta"! Imediato ele se levantou, chamou Evar e disse: vamos Evar, porque eu não troco você por todos os doutores de Cariús!
Como médico, fez mais de 20000 partos como a Globo divulgou. Em uma entrevista, ele contou de uma jovem de um distrito que tinha lábios leporinos e que acompanhava a mãe. Ele olha para a jovem e pergunta: e o namorado? A jovem, tímida, responde; não tem como né doutor arrumar namorado! Ele então disse: na próxima semana volte aqui para a gente ver o que pode ser feito. Fez a cirurgia de correção daquela jovem e tempos depois ela volta com um menino para ele conhecer e disse: aqui Dr. Raimundo, por causa dos senhor eu consegui um marido e já tenho este filho!
Este é um pouco do que posso contar sobre este que foi um dos melhores médicos do Ceará. Deixa seu legado de quase 50 anos de serviços prestados, de muita dedicação e amor á medicina!
Descanse em paz Doutor Raimundo e muita gratidão por tudo!
Comentários
Postar um comentário