A TERRA DOS "IRMÃOS PEREIRA" NA FREGUESIA DA PIRACURUCA - ANO DE 1762. "Antônio Pereira Dutra, com os mais herdeiros do defuntto Francisco dos Santos, possuidores como tais, da Fazenda chamada de Santta-Anna, com duas léguas de comprimentto e hua de largura, a qual houve ao dito defuntto [Francisco dos Santos] por arrematação no Juízo dos Ausentes [da Capitania de São José do Piauhy]".
NOTA: até o ano de 1762 os "Irmãos Pereira" não possuíam fazenda alguma chamada de "Pequizeiro" ou "Boqueirão". A Fazenda dos "irmãos Pereira" chamava-se Santta-Anna, ficava na estrada que margeava o rio Corrente (margem direita), e foi fruto de herança no espólio de Francisco dos Santos. Francisco dos Santos, por sua vez, não foi o "conquistador nem o povoador" da dita Fazenda Santta-Anna, visto que adquiriu aquelas terras através de Arrematação junto ao Juiz dos Ausentes da Capitania do Piauhy. Observa-se, ainda, a posse ininterrupta dos "Irmãos Pereira" sobre a Fazenda Santta-Anna, no recorte temporal entre a "Relação dos Possuidores de terras no Piauhy" feita em 1762 e a retificação feita no "Mapa de Henrique Gallucio" no ano de 1809. A Fazenda Santta-Anna ficava nas proximidades da Fazenda doada por Heytor Correia de Miranda ao patrimônio de N. Sra. do Carmo de Piracuruca.
Fonte: Relação dos Possuidores de terras na Capitania do Piauhy - AHU-PI, Cx. 8 Doc. 513 - Ano de 1762.
Imagem: Trecho do Mapa de Henrique Gallucio feito em 1761 e Corrigido em 1809 por ordem do governo do Piauhy, Carlos Cesar Burlamaqui.
Setas amarelas: Piracuruca e Piranhas (Crateús).
Por João Bosco Gaspar, pós-graduado em História, Cultura e Patrimônio, Tianguá Ceará
Comentários
Postar um comentário