Cococi, a cidade fantasma do Sertão cearense



 HISTÓRIA | Cococi é um distrito do município de Parambu, situado a aproximadamente 450 km de Fortaleza, na região do Sertão dos Inhamuns. Originalmente, era uma fazenda de criação de gado pertencente à família Feitosa, que chegou à região no início do século XVIII. A família Feitosa recebeu grandes áreas de terra por meio do sistema de sesmarias, estabelecendo-se na barra do Rio Jucá. A distribuição dessas terras visava tornar a região produtiva, promovendo o povoamento e o desenvolvimento local. O proprietário da sesmaria deveria ter recursos suficientes para atrair colonos e promover esse povoamento, utilizando a terra para criação de gado e providenciando a abertura de caminhos entre a nova fazenda e outros povoados, além de fontes de água.

Com o tempo, a localidade cresceu ao redor da fazenda dos Feitosa, transformando-se em uma vila. Em 1957, Cococi foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 3858. No entanto, em 1965, a cidade foi rebaixada à categoria de distrito de Parambu pela lei estadual nº 8339, após alegações de corrupção envolvendo o prefeito local. Esse evento levou ao abandono da cidade por parte de seus habitantes, que se mudaram para outras localidades.

Atualmente, Cococi é considerada uma cidade fantasma, com apenas algumas famílias residindo na antiga área urbana. Os prédios que já foram testemunhas de uma comunidade próspera, como o hotel, o cartório, a prefeitura e a Câmara de Vereadores, estão agora abandonados e tomados pelo mato. A única igreja do local, iniciada em 1740 e concluída oito anos depois, ainda sedia a Festa da Padroeira do antigo município, Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

Apesar do abandono, Cococi mantém viva a memória de sua história. A cidade foi locação do filme "Lua Cambará" (2002), baseado no conto de mesmo nome de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. Além disso, a cidade ainda guarda suas surpresas, como a cultura do vaqueiro, praticada pelos homens das duas famílias que saem sertão afora para cuidar do gado, e dos vaqueiros que viajam a cavalo para a festa da padroeira.

📸 Reprodução/Instagram/@osauloca
reporterceara
 (Instagram)



Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!