Um cardeal americano de origem irlandesa é o responsável pelos assuntos do Vaticano até a eleição do sucessor do papa Francisco.
O cardeal Kevin Farrell é uma figura-chave na sucessão papal por causa de sua nomeação em 2019 como camerlengo da Câmara Apostólica.
As responsabilidades do camerlengo, ou camareiro, são verificar a morte do papa, fazer alguns dos ritos ligados a um funeral papal, supervisionar os preparativos para um conclave e administrar a governança da Santa Sé até a eleição do próximo papa.
A nomeação do cardeal Farrell como camerlengo foi uma das marcas da confiança que o papa Francisco depositou no clérigo nascido em Dublin, capital da Irlanda.
Em 2016, o papa nomeou dom Farrell prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé, que substituiu o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família. Francisco deu a dom Farrell ele o chapéu vermelho do cardeal meses depois.
Em 2020, o papa Francisco encarregou o cardeal de um comitê que monitora as decisões financeiras internas do Vaticano que estavam fora de outras normas de responsabilidade, tornando-o informado de forma única sobre as finanças do Vaticano entre a hierarquia.
Em 2022, o papa também nomeou Farrell presidente de uma nova comissão para supervisionar os investimentos.
No início do ano passado, o cardeal falou também sobre outro cargo à sua lista de responsabilidades: presidente do tribunal de cassação, o equivalente a um supremo tribunal.
Em seu mais recente sinal de confiança em Farrell, o papa Francisco também colocou o cardeal encarregado da reforma do fundo de pensão gravemente desequilibrado do Vaticano, nomeando-o "único administrador", num momento crítico.
Com a morte do papa, Farrell deixou de ter todos esses cargos, menos o de camerlengo. Todos os cargos da Cúria Romana, que funciona como um ministério do papa, ficam vagos até serem preenchidos pelos nomeados pelo papa seguinte. Como o camerlengo é o responsável pela transição, o dele é o único cargo que não se encerra com a morte do papa.
📌 Leia mais em acidigital.com (link na bio)
Comentários
Postar um comentário