O sindicalista Antônio Leandro Bezerra - Por Giovani da Costa
Como eu disse numa postagem anterior, o meu pai Antônio Leandro foi um dos primeiros que abraçou a luta sindicalista no Município de Várzea Alegre.
Liderados por Raimundo Lucas Bidinho e Zé Sobrinho, , ele, Quinco Vieira do Chico, Francisco Oliveira ( Chico de Zé de Joaquim, Brito Félix, Pedro Alves de Morais (Pedro de Mané), Chico Lino do Chico, João Eufrásio de Morais da Varzinha. Estes foram os primeiros que lutaram para a conquista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em nossa cidade, para que os trabalhadores pudessem lutar pelos seus direitos e diminuir a exploração no campo. Todo este grupo era supervisionado pelo sindicalista Zé Leandro, que presidia a Faltac, que tinha sede em Fortaleza.
Meu pai era um entusiasta da causa e sua carteira sindical era a de número 050. Mesmo depois de aposentado, continuou participando das reuniões do Sindicato e em 2013, no cinquentenário da entidade, seu nome foi lembrado e lhe foi concedido um certificado de reconhecimento, 17 anos após a sua morte.
Comentários
Postar um comentário