A História da Famosa Lenda "Ali Babá e os 40 Ladrões"
É uma história popular do folclore árabe, conhecida por sua inclusão em várias versões de As Mil e Uma Noites.
Embora sua autoria original seja desconhecida, a história tem sido contada e adaptada ao longo dos séculos, tornando-se um clássico sobre astúcia, ganância e fortuna.
Ali Babá, um humilde lenhador, descobre por acaso o segredo de um grupo de ladrões, enquanto trabalha na floresta, ele vê quarenta homens se aproximando de uma rocha.
O líder dos ladrões diz: "Abre-te, Sésamo!", e uma porta oculta se abre. Os ladrões entram e, depois de um tempo, saem, fechando a entrada com as mesmas palavras mágicas.
Quando os ladrões vão embora, Ali Babá repete as palavras e a porta se abre, revelando um tesouro escondido.
Ele pega algumas moedas de ouro e volta para casa.
Ele conta sua descoberta ao irmão, Kasim, que corre até o local para pegar mais tesouros, no entanto, tomado pela ganância, Kasim esquece as palavras mágicas para sair e fica preso.
Os ladrões o encontram e o matam como advertência para outros intrusos.
Ali Babá encontra o corpo do irmão e o leva para casa. Para dar-lhe um enterro digno, ele busca ajuda e acaba conhecendo Morgiana, uma esperta serva que percebe que os ladrões buscarão vingança e elabora um plano para proteger Ali Babá.
Quando os ladrões, liderados por seu chefe, encontram a casa de Ali e planejam matá-lo, Morgiana descobre seus planos.
Certa noite, os ladrões se escondem em barris para atacar, mas ela atenta às intenções deles, despeja óleo fervente nos barris, impedindo a invasão.
O líder dos ladrões, único sobrevivente do ataque, tenta matar Ali Babá disfarçando-se e ganhando sua confiança.
No entanto, Morgiana o reconhece e, durante um jantar em honra do "convidado", impede sua ação antes que ele possa ferir Ali Babá que perdoa Morgiana por qualquer erro e a liberta.
Ele continua vivendo uma vida tranquila, sempre grato e cauteloso com a fortuna que encontrou.
A história de Ali Babá e os Quarenta Ladrões, com seus temas de astúcia vencendo a força, a dualidade entre fortuna e ganância e o heroísmo inesperado, continua sendo uma narrativa conhecida e contada até hoje.
A frase "Abre-te, Sésamo", usada para revelar um segredo ou resolver um problema difícil, permanece um ícone cultural.
Presente de Grego (Facebook)
Comentários
Postar um comentário