Dois palacetes e quatro Tomás, vamos entender:
Tomás Pompeu de Souza Brasil (1818-1877) nasceu em Santa Quitéria e foi uma das principais figuras políticas do nosso Estado juntamente com a família Alencar. Intelectual, era advogado, escritor e jornalista. Como político foi chefe do Partido liberal por longos anos. Sua filha, Maria Teresa de Sousa, casou-se com Antônio Pinto Nogueira Acioly que herdou seu legado político.
Seu filho Thomaz Pompeu de Souza Brasil (1852-1929), por algum motivo não pode ter o nome Filho no final. Ele foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras e foi ele quem plantou o baobá da Praça dos Mártires (Passeio Público) e não seu pai como dizem, até porque em 1910, ano em que o baobá foi plantado, o Senador Pompeu já havia morrido.
Thomaz Pompeu de Souza Brasil teve um filho a quem deu o mesmo nome já podendo colocar filho no final, era Tomás Pompeu de Souza Brasil Filho (1878-1969). Esse foi quem construiu a casa da avenida do Imperador, e não seu pai como dizem.
Já Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (1880-1967) era filho de Antônio Pompeu, outro filho do Senador Pompeu. Esse engenheiro e intelectual foi quem construiu a casa da Francisco Sá que hoje é a @escolaarteseoficios.tps . O restante está no vídeo. Fiz pesquisas na Academia Cearense de Letras já que todos foram membros com exceção do Senador Pompeu que é Patrono e em artigos do Instituto do Ceará.
Comentários
Postar um comentário