Prejuízo na caçada - Por Giovani da Costa
eu sempre gostei de pescar. Além do peixe, é um bom passatempo.
Sempre gostei mais de pescar de anzol. Mas já fui pescarias de passar a noite em beira de barragem de açude. lembro de uma vez que eu fui uma viagem em Patos, na Paraíba e um motorista amigo me levou a uma pescaria num açude e passamos a noite.
Deixar o aconchego de casa, numa cama ou numa rede para passar a noite numa mata com todos incômodos que tem, é uma coisa que eu não consigo nem entende. mas gosto é coisa que não se discute. Termina sendo um esporte. Conheço caçador que nem come da caça, vai só pelo prazer, pelo esporte, se torna um vício.
Certa vez os primos Francisco Alves de Morais (Titica de João e Gabriel Alves de Morais (Bilé de Mané) estavam combinando uma caçada e meu pai escutou e perguntou: eu posso ir com vocês!?
Caçador não gosta de caçar com muita gente. geralmente são de dupla, no máximo três pessoas e de preferência que seja experiente .Ao anoitecer, no horário combinado, partiram em direção à serra do Gravié. Titica e Bilé na frente e meu pai atrás levando ferramentas que caçadores usam: chibanca, enxadeco e foice.
Logo no pé da serra, meu pai tropeçou e caiu espalhando ferramentas e o bornal que levava com fumo e outras coisas.
Os primos voltaram e ajudaram a meu pai se levantar, cataram as coisas e perguntaram se ele não estava deixando alguma coisa e ele respondeu que não.
Já na madrugada, perto de retornarem, depois de andarem cerca de uma légua, estavam os caçadores sentados numas pedras e Bilé brincando com um pequeno peba que um cachorro tinha pegado. Botou o pebinha de pernas pra cima e ficou e alisando a barriga do animal com uma foice. Foi aí que o bichinho se agarrou na ferramenta, se desvirou e saiu correndo,
Meu pai vendo a cena comentou: ah, já tivemos um prejuízo na caçada! Titica disse: que nada Antôe Leandro, um pebinha desse não vale vale! Aí ele respondeu: mas eu não tou falando não é do peba não, é que agora que eu fui ver é que naquela queda eu perdi uma chinela!
Comentários
Postar um comentário