São Paulo: O Castelinho da Rua Apa


Castelinho da Rua Apa é um edifício histórico em São Paulo, conhecido por sua arquitetura eclética com inspiração medieval e uma história trágica e misteriosa.

Construção e Ocupação Inicial: Construído em 1912 para a família Guimarães dos Reis, proprietária de negócios de entretenimento, como o cinema Broadway.
O Crime de 1937: Em 12 de maio de 1937, o local foi palco de um crime enigmático. Após a morte do patriarca, os irmãos Álvaro e Armando e a mãe, Maria Cândida, morreram a tiros dentro da residência. A causa e o autor dos disparos permanecem um mistério até hoje, com teorias que variam de assassinato suicídio a triplo homicídio encomendado por uma quarta pessoa.
Abandono e Degradação: Devido a um imbróglio judicial e uma nova lei de heranças da época, o imóvel passou para o governo federal e, posteriormente, para o INSS. Ficou abandonado por décadas, invadido por moradores de rua e adquirindo a fama de ser mal-assombrado.
Tombamento e Restauro: O castelinho foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico em 2004, sendo declarado Patrimônio Histórico e Cultural. Em 2015, iniciou-se um processo de restauro solicitado pelo governo estadual.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!