Jesuíno Alves de Melo Calado - O cangaceiro Jesuíno Brilhante



Representação artística

Jesuíno Alves de Melo Calado, era o verdadeiro nome do cangaceiro Jesuíno Brilhante.  Nasceu no sítio Tuiuiú, na cidade de Patu, no Estado do Rio Grande do Norte.  Para uns, ele nasceu em 02 de janeiro de 1844, já outros afirmam  que seu nascimento foi em março de 1844. Era filho da aristocracia rural sertaneja.  Entrou no cangaço em 1871 por vingança, após uma rixa de sua família com a família dos Limões, em Patu. A família dos Limões. valentes e protegidas pelos políticos, resultando uma surra dada no seu irmão, fazendo com que o futuro cangaceiro organizasse um bando de homens cruéis para vingar a surra aplicada ao seu irmão.


Câmara Cascudo

Para Câmara Cascudo, "Jesuíno Brilhante foi um cangaceiro gentil-homem, bandoleiro romântico, espécie matuta de Robin Hood, adorado pela população pobre, defensor dos fracos, dos anciãos oprimidos, das moças ultrajadas, das crianças agredidas".
Segundo pesquisadores, afirmam que Jesuíno Brilhante se diferencia dos demais cangaceiros, por ter procurado resolver problemas  sociais como: a distribuição de alimentos destinados as secas, que não chegavam as mãos dos necessitados. Revoltado com o que acontecia, Jesuíno Brilhante tomava dos coronéis saqueando os comboios. Jesuíno também se destacou por justiçar aqueles que praticavam  violência sexual contra as mulheres uma década antes do reconhecimento legal do crime de estupro. Famílias inteiras chegaram a fazer parte do seu bando como estratégia de sobrevivência.

Casa de Pedra - Fortaleza de Jesuíno Brilhante
De 1871 a 1879, Jesuíno Brilhante  implantou um “Estado paralelo” nos sertões nordestinos, cujo eixo central era a região do Patu (“terra alta”, em tupi) e cuja principal fortaleza a chamada Casa de Pedra (caverna encravada na Serra do Lima),
Serra do Lima - Patu-RN

 de onde Jesuíno tinha uma visão privilegiada da região e total controle de quem estava a caminho da casa. A "casa de pedra" ficava localizada bem no alto da serra e no seu interior tinha umas divisões que serviram de quartos  para acomodar o cangaceiro Jesuíno Brilhante e seu bando.

Monumento histórico
Entre as mais fantásticas de suas ações encontram-se o ataque à cadeia de pombal na Paraíba, em 1874 para libertar seu irmão  lucas, que ali se encontrava preso, e a resistência à prisão em Martins, no Rio Grande do Norte, em 1876, quando "cercados pela polícia, Jesuíno e seus 10 companheiros abriram passagem por dentro das casas, rompendo paredes, cantando a cantiga Corujinha e desapareceram. (Câmara Cascudo-dicionário do folclore brasileiro)

Jesuíno morreu de emboscada no "riacho dos porcos" em Belém do Brejo da Cruz, na Paraíba, em1879, atingido por carga de bacamarte, disparada por seu inimigo Preto Limão. Sua popularidade e prestígio perdura até hoje na memória do povo sertanejo do oeste do Rio Grande do Norte.


Fontes:

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!