RAIMUNDO FERREIRA E SUAS PERIGOSAS BICICLETAS-POR GIOVANI COSTA

     Quando eu trabalhei no GERF- Grupo Empresarial Raimundo Ferreira (Viação Brasília)no inicio da década de 80, eu ouvia dizer que o primeiro empreendimento de Raimundo Correia Ferreira teria sido um quiosque de vender sucos em Cajazeiras, na Paraíba.
No entanto, recentemente eu fiquei sabendo que na verdade o seu primeiro negócio como empreendedor foi o seguinte. Na década de 50 quando se contavam nos dedos de uma mão os veículos que haviam em Várzea Alegre, o Sr. Raimundo Ferreira foi em Campina Grande e trouxe para nossa cidade uma frota de cinco bicicletas, até então desconhecidas do nosso município.
O negócio funcionava da seguinte maneira. O ponto das bicicletas era na praça Santo Antônio e ele as alugava por hora.
Nossa, aquilo naquela época foi o maior sucesso! Se hoje chegasse por aqui um carro de Fórmula 1 não fazia tanto sucesso nem causava tanto rebuliço.
Todo mundo que podia pagar queria dar uma volta de bicicleta.Era só o que se comentava mais na cidade.
Enquanto isso, na Matriz de São Raimundo Padre Otávio esbravejava contra as bicicletas. Com inflamados  sermões, do altar da igreja queria botar abaixo aquele negócio promissor.
"Bicicleta é obra do demônio, é invenção do satanás, aquilo só serve para tirar a virgindade das moças, " pregava ele.
Marlene Salviano, uma frangota de  com seus 13 ou 14 anos, menina atrevida, arteira, mal -criada, ia passando uma manhã de bicicleta em frente da casa do Padre Otávio, quando este se levantou, veio até o  portão e gritou:ei menina, venha até aqui, saia de cima dessa bicicleta você não sabe que isto foi o cão que inventou e só serve para tirar a virgindade das meninas? Disse o padre aos gritos.

   

Comentários

  1. RAIMUNDO FERREIRA QUANDO O ASSUNTO ERA EMPREENDEDORISMO ELE REALMENTE TINHA UMA GRANDE VISÃO. EU OUVIA MINHA VÒ CONTAR: QUE ELA ERA CLIENTE DO PAI DELE FAZIA COMPRAS NO ARMAZEM E RAIMUNDO FERREIRA QUE TRABALHAVA COM O PAI UMA CERTA VEZ PASSOU UM MENDINGO PEDINDO ESMOLA E ELE ABRIU A GAVETA E DEU UMA QUANTIA AO MENDINGO E O PAI O RECLAMOU E ELE ENTÃO FICOU DESGOSTOSO E RESOLVEU NÃO MAIS TRABALHAR COM O PAI, E MAIS TARDE SE TORNOU O GRANDE EMPRESARIO QUE FOI. PARABENS GEOVANI.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Heleno,
    Fico grato com o seu excelente comentário que só vem agregar valores. Seu Raimundo foi uma pessoa que eu fui funcioario da viação Brasília por quase quatro anos e aprendi a admirá-lo, mesmo com os problemas de saúde por causa das sequelas do acidente que sofreu mas ele era um grande empresário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!