HISTÓRIA DO CEARÁ - INVASÃO HOLANDESA

   Os holandeses tendo já a posse de Pernambuco, Alagoas, Paríba e Rio Grande do Norte, ocuparam finalmente o Ceará, na manhã de 26 de outubro de 1637.
   A expedição invasora vinha comandada por Jorge Garstman e Hebdrick Huss.
   Nessa época, o famoso forte de Soares moreno achava-se sob o comando de Bartolomeu d eBrito Freire., que foi levado prisioneiro para Recife, juntamente com vários companheiros de infortúnio, entre os quais alguns feridos.
   Hendrick Huss ficou a frente das terras conquistadas, até 1641, ano em que aqui chegou Gedion Morris para substituí-lo.
   Em 1644, houve uma insurreição geral dos índios contra os holandeses.O forte foi ataado e destruído pelos selvagens.Seus defensores foram quase todos massacrados. O comandante Gedon Morris pereceu no combate.
  SEGUNDA INVASÃO HOLANDESA
Apesar de mal sucedidos na primeira invasão, os flamengos retornaram ao Ceará em 1649, sob as ordens de Matias Beck que trazia novos planos de conquista.
   No dia 3 de abril , os invasores desembacaram na enseada do Mucuripe e foram se estabelecer a amrgem esquerda do Riacho Majaratiba, mas mais tarde denominado: telha e afinal: Pajeú (Rio do Feiticeiro).
   no dia 10 de abril, o engenheiro holandês Ricardo Caar iniciou a construção de um forte que tomo  o nome de Schooenemborch em homenagem ao então governador de Pernambuco.
   O forte de Matias Bech no mesmo local que em 1816 fora levantada em alvenaria de tijolo e cal, a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, que ainda hoje existe.(Imediações do Passeio Público, lado mar).
   Matias Beck  e seus comandados permanecerma aqui até 1654, ano em que se verificou a expulsão dos holandeses no Brasil.
   Tentaram o sflamengos nesta última invasão explorar a prata que, segundo os índios, existia no Monte Itarema., na Serra de Maranguape.Ninguém mais deu atenção a "prata preciosa de Itarema." Se ela realmente existe continua oculta no subsolo, envolto no chamado "mistério das minas."
Clique para Ampliar
O Mapa Y-59 descreve a costa cearense, com o título "A costa do Brasil entre Jabarana (Ponta Grossa) até a Barra do Ceará

Clique para Ampliar
Mapas do século XVII descrevem a topografia do Ceará. Alguns topônimos precisam ser identificados
FOTOS: J. TERTO DE AMORIM-KREWINKEL
 Clique para AmpliarCartografia mostra as rotas percorridas pelos holandeses. O acervo data de 1640,0 segundo pesquisadores
 
FONTE: TEXTO: ELIT PRÉ-UNIVERSITÁRIO
FOTOS DOS MAPAS: DIÁRIO DO NORDESTE
 
PARA VER MAIS SOBRE O ACHADO DOS MAPAS, VEJA  LINK: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=845851

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!