História do Ceará- O Ceará sob o domínio do Maranhão: jurisdição de Pernambuco (aaté 1788)> Primeiras vilas

   Com a exlpulsão dos holandeses, a Capitania do Ceará foi desligada do governo do Maranhão (1656), a qual estava sujeita desde 1621.
   Separando-se do domínio maranhense, o Ceará passou a jurisdição de Pernambuco, sob a qula permaneceu  145 anso Somente em 1799 tornou-se capitania independente, subordinando-se desde ntão diretamente a Portugal.
   Na ordem da coroa, criou-se a 13 de fevereiro de 1699, a Vila de são José do Ribamar, no Aquiraz. Foi esta a primeira vila da capitania.
   A vila de São José de Ribamar teve a sua sede em Aquiraz. iguape, Vila Velha (Barra do Ceará), no Forte.(margem do Pajeú)., sendo finalmente no ano de 1713 localizada no Aquiraz, de maneira definitiva.
   A vila de Fortaleza, hoje capital do Estado, foi instalada a 13 de abril de 1726. O Ato ," que se revestiu de muita solenidade", foi presidido pelo Capitão-mor Manuel Francês.
   Ainda sob a jurisdição de Pernambuco, foram criadas as seguintes vilas: Icó, Aracati, Viçosa, Messejana, Baturité, Sobral, Quixeramobim, Crato e Ipu.
   Nesta época, o povoamento da região tomava grande impulso. A agricultura tornava-sea ocupação predileta dos imigrnates. Abriram-se estradas e novos lugarejos foram surgindo.Os jesuitas reiniciaram sua obrqa evangelizadora., fundando várias missões e aldeamentos.
   O caboclo, mestiço do branco com índio, constituia a maiorria da população do Cerá, naqueles tempos.
   Sendo D. Antônio de almeida Lisboa, Aquiraz tem sua história tão antiga quanto o Ceará.Logo nos primórdios da história cearense, nos tempos em que ainda se escrevia Siará, o nome de Aquiraz já aparece.
 Igreja São José de Ribamar em Aquiraz.
A igreja matriz de São José de Ribamar é o mais antigo templo católico do Ceará. Sua construção teve início em 1716. Suas torres foram erguidas em 1877 por ocasião da seca que aconteceu naquele ano, onde a mão-de-obra dos retirantes foi aproveitada em construções públicas.O templo é feito em estilo barroco com vários detalhes clássicos. O forro da capela-mor é ornamentado com 12 afrescos representando passagens da vida do padroeiro São José de Ribamar, o qual segundo a lenda foi achado em uma das praias de Aquiraz. Um artigo da jornalista e escritora Lúcia Helena Galvão, sobre a histórica Igreja Matriz São José de Ribamar, faz referências às pinturas a óleo no forro de madeira da Igreja, cuja história narra a vida de São José


A casa do capitão-mor localizada na sede do município foi construída em meados do século XVIII para servir de residência para as autoridades da capitania, seu primeiro morador foi o capitão-mor Manuel Francês, fundador da vila de fortaleza. Posteriormente o prédio serviu como sede da  ouvidoria e câmara municipal.
Créditos das postagens: Elit Pré-Universiario e:
 http://agageaquiraz.wordpress.com/2012/02/13/313-anos-de-historia-parabens-aquiraz/

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!