A Família Lemos (Origem)

História da Família Lemos


    A Família Lemos, uma das mais antigas e tradicionais, pisou solo do Brasil no século XVI e, no Ceará, chegou ao Quixadá no século XVII (1720)..Os Lemos têm origem na Península Ibérica, primeiro na Espanha (740) e, depois, em Portugal (1350).
O ramo da família que se instalou na então Fazenda Cedro teve inicio no Patriarca José Alexandre de Lemos (1801) que, ali, casou-se com Maria Gonçalves de Oliveira, tendo o casal quatro filhos – Alexandre José de Lemos (Xandu); Joaquim Gonçalves de Lemos; José Gonçalves de Lemos (Zezé) e Raimundo Gonçalves de Lemos (Raimundinho) – e formou uma grande descendência que se espalhou por todo o Estado do Ceará, principalmente a região do Cariri e Fortaleza. Registre-se que o Patriarca José Alexandre de Lemos, embora tenha nascido no Quixadá (1780) e falecido em Cedro (1879) com idade quase centenária, pela circunstância da mudança de seus pais para o Riacho do Sangue (Frade e, depois, Jaguaretama), sua procedência é confundida como sendo desse último lugar. Mas ali em Jaguaretama permaneceram seus familiares, descendentes de seus irmãos e imãs cujos nomes ainda não foram apurados.
A Família Lemos, ramo de Cedro, por seu espírito gregário, tem se reunido constantemente. E, além de reuniões menores, fez realizar dois grandes encontros – I Encontro da Família Lemos, realizado em Fortaleza, em novembro de 1985, coordenado pelo casal Antônio Adauto Gonçalves de Lemos e Eddy Terezinha Borges de Lemos; e II Encontro da Família Lemos realizado em Cedro no dia 14 de julho de 2001, coordenado pelo casal João Gonçalves de Lemos e Maria Ilza Amorim de Lemos. Na ocasião João Gonçalves de Lemos, bisneto do Patriarca dos Lemos, lançou o livro “No Tempo e no Espaço (A Família Lemos)". Aos dois momentos compareceram familiares e amigos da família, sendo que o Encontro em Cedro teve o objetivo de dar inicio ao resgate da história da família, além do congraçamento entre familiares e membros de outras famílias.
 
Fonte>  http://familialemos1720.blogspot.com.br/2010/11/historia-da-familia-lemos_07.html

Comentários

  1. É muito bom saber as origens da família,tamb ta sou Lemos!

    ResponderExcluir
  2. Não levo o sobrenome lemos mais meu bisavô se chamava Tertuliano dias lemos , não sei da onde ele veio sua origem tenho vontade em saber mais só sei o que me contam ele moro aqui na cidade de Corumbá mato grosso do sul teve uma fazenda chamada são bendo no acertamento abrobal a maior de lá... Só sei que era de família nobre.
    Veio mora na cidade quando na sua fazenda achou um caixao cheio de diamantes.
    Teve filhos e filhas ..
    Sendo uma delas minha avó..
    Antes do casamento dela se chamava Aneris dias lemos ..
    Mas quando se casou com meu avô Hélio Gonçalves ..
    Passou-se chamar Aneris lemos Gonçalves.

    Meu nome Delielson Gonçalves da silva.

    Se alguém já ouviu essa história do meu bisavô tem parentesco com minha família entre em contato

    ResponderExcluir
  3. MINHA FAMILIA É LEMOS, MAS MEU PAI ERA FILHO DE JOSE FERREIRA LEMOS, FUNCIONARIO DOS CORREIOS E TELEGRAFOS DO BRASIL, QUE SE FIXARA EM CURRAIS NOVOS, NO RN.. PODERÁ SER DA GENEOLOGIA DOS LEMOS, DO CEARÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Lemos de Almeida de Quixadá são de Pernambuco, talvez seja a mesma origem mas muito distante talvez pelo século 17

      Excluir
    2. Vinicios minha bisavó se chamava Vitalina Fereira Lemos sou do ceara

      Excluir
    3. Meu tataravô se chamava Antão Lemos de Almeida , do QUixadá ou Riacho do Sangue (Jagiaretama). Se alguém possuir alguma arvore genealógica que conste o nome dele por favor entre em contato h.eduardo@uol.com.br.

      Excluir
    4. Oi Vinícius, minha vó é filha de José Ferreira lemos. Veio pra Manaus com 13 anos, a mãe dela trouxe ela escondida do pai, q na época já estavam separados e já tinha outra família

      Excluir
  4. Sou dos Lemos oriundos de Pedro Avelino - RN. Pelo que ouvi dos anciãos houve uma migração vinda da Paraíba, ainda não obtive informação sobre qual cidade. Estamos juntando os Lemos do RN para montar a árvore genealógica e nossas migrações durante a história. Deixo whatz pra contato (11) 97429-7117 e encontro-me no Instagram como franklemostarairiu

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde! Meu 5 avo, foi Sr PEDRO LEMOS GADELHA
    nascido por volta de 1780, ele casou com NAZARE XAVIER MONTEIRO - nasceu por volta de 1785, um dos filhos Sr. JOSE MONTEIRO GADELHA 1814–Falecido que casou com MARIA AZEVEDO DA COSTA por volta de 1814, que tiveram como filho Manoel da Costa Gadelha
    nasceu por 1830 Aquiraz, Ceará, Brazil que casou com Rufina Quitéria da Costa Gadelha
    1832–1900, que tiveram como filho Sabino da Costa Gadelha - 1843–1900 Aquiraz que casou com Anna Rufina da Costa Gadelha 1845–1925. Gostaria muito de conseguir informações sobre Sr PEDRO LEMOS GADELHA. obrigado Jgadelha@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sou descendente dos Lemos de Jaguaretama e gostaria muito de conhecer mais das minhas origens. Toda minha família, paterna e materna carrega o sobrenome Lemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila pra achar mais fácil colocar o nome um parente seu mais velhos que fica mais fácil , aqui Fortaleza tem a reuniao do Lemos, uma história legal trabalhei 7 anos do lado de um primo é ambos não sabia.

      Excluir
  7. Ficaria muito feliz em encontrar minhas raízes, dos Lemos, oriundos do Estado do Ceará- de duas cidades: Crato e Aracati. Meu pai chamava- se João Fereira Lemos( filho de Alexandre F. LEMOS e Joana Magno de Lemos. Ao longo de anos perdemos documentos que poderiam ajudar- me nessa aventura por encontrar outros Lemos, parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bisavó se Chama Vitalina Fereira Lemos nascida em 1902 filha de Manoel Fereira Lemos de Bananeiras hoje Guanaces Ceará.

      Excluir
  8. Meu tataravô se chamava Antão Lemos de Almeida , do QUixadá ou Riacho do Sangue (Jaguaretama). Se alguém possuir alguma arvore genealógica que conste o nome dele por favor entre em contato h.eduardo@uol.com.br.

    ResponderExcluir
  9. Sou bisneta de José Emanoel lemos um português que veio pro Ceará, até onde sei minha avó filha dele teve seus filhos em santa Quitéria e depois viajaram para Itapajé onde lá nasceu minha mãe que era a caçula da família

    ResponderExcluir
  10. Por acaso você tem conhecimento sobre "Major Manoel José Lemos" .
    Quem foram os ancestrais dele?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!