CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR


Tristão Gonçalves, imagem de blogdomendes.blogspot.com

    O gesto despótico e arbitrário de D. Pedro I, dissolvendo a Assembléia Constituinte com um golpe de
Estado, irritou os patriotas de vários pontos do Brasil, notadamente de Pernambuco e Ceará que se contituiram em Estados Federados.
   Manuel Carvalho Pais de Andrade, chefe do movimento de Pernambuco, lançou um manifesto em favor da "Confederação" que teria a forma republicana de governo e inicialmente seria constituída pelas províincias do Norte.
   A revolução ainda se achava numa fase preparatória naquele Estado e ja´no Ceará a 28 de abril de 1824 , era deposto do governo o Tenente -coronel Costa Barros (primeiro presidente da Província , depois do Brasil independente).Para substituí-lo fi eleito Tristão Gonçalves, irmão do padre José Martiniano de Alencar, que foi o autor intelectual da revolta popular que culminou com a deposição do presidente do Ceará..
   Para comandante das armas, a escolha recaiu no Capitão -morJosé Pereira Filgueiras , chefe militar e político de maior prestígio na Província..
   A 18 de outubro daquele ano, uma divisão naval, comandada por Lord Cochrane, desembarcou em Fortalezae apoderou-se do Palácio do governo, onde fez arvorar a bandeira Imperial
   A falta de resistência para tal fato deveu-se a que, na ocasião do desembarque, Tristão Gonçalves se encontrava no Aracati, procurando debelar uma contra-revolução.
   A notícia da rendição de Fortaleza tornava extremamente crítica a situação das tropas de Tristão Gonçalves e Pereira Filgueira- que se encontrava no Cariri.
   Tropas de Fortaleza seguiram para o Aracati em busca dos revolucionários. no povoado de Santa Rosa, na manhã de 31 de outubro, os dois exércitos se encontraram . As tropas de Tristão Gonçalves , sensivelmente desfalcadas, não resitiram ao embate tremendo Estabeleceu-se o pânico, generalizou-se a confusão. E o indomável caudilho , quase sozinho, acossado pelo bando sinistro de José Leão, caiu morto a tiros de bacamarte.
   Pereira Filgueiras, considerando perdida a causa da revolução, dissolveu o seu numeroso exército  e entregou-se, no Crato, ao Capitão Reinaldo de Araujo Bezerra . conduzido preso para o Rio de Janeiro, morreu no povoado de S. Romão, em Minas Gerias.
Era tão estimado e tanto prestígio o bravo Capitão-mor, que a gente do Caririnão acreditou na notícia de sua morte, e aguardou por longos anos o regresso do destemeroso líder guerriro.

  

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!