HISTÓRIA DO CEARÁ- AS PRINCIPAIS TRIBOS INDÍGENAS

   O terrritório Cearense na época do descobrimento, era habitado apenas por dois povos selvagens: os tupis e o s cariris
   Essas duas nações subdiviam-se em mais de sessenta tribos, que possuím quase os mesmos costumes dos demais povos selvagens que habitavam o Brasil.
   A região que constitui a atual área do Ceará era habitada no litoral, nas serras e nas margens dos rios mais importantes.
As principais tribos eram as seguintes:

Cariris
_____________________________________________
   
Os primeiros habitantes da orla marítima, oriundos da serra da Borborema, na Paraíba. Viveram longos anos nas imediações da serra do Araripe.Os derradeiros Cariris agruparam-se na antiga Missão do miranda, que mais tarde se tornou a Vila Real do Crato.
Jucás
_________________________________________________________
Senhores dos sertões dos Inhamuns. Gente audaz e de tendências guerreiras.
Icós
______________________________________________________________
Nas margens do Salgado e do Jaguaribe. ìndios terríveis, saqueadores e rapinantes.

Paiacus
_______________________________________________________
Os mais  terríveis silvícolas do Ceará, valentes, afoitos e teimosos. Povoaram a serra do Apodi (Rio Grande do Norte) e a maior parte da ribeira do Jaguaribe, no Ceará.
Tocarijus
_______________________________________________________
Horda sanguinária e traiçoeira. Vivia nas fraldas da Serra Grande. colocou-se ao lado dos brancos na célebre "Confederaçõa dos Cariris ".
 Calabaças
________________________________________________________
Desconfiados e ferozes, ocupavam as nascentes do rios Bastiões e Cariús.
Tremembés
Expulsaram os cariris do litoral.
Ararius
__________________________
 Habitavam as ribeiras do Acaraú.
Canindés
___________________________________
Nas cercanias do Quixeramobim e Banabuiu.
Inhamuns
________________________
Dominadores do alto Jaguaribe
Tabajaras
_______________________________________________
De índole rebelde, deram grandes prejuizos aos colonizadores.
Genipapos
______________________________________________________________
Hábeis guerreiros. Tomaram parte ativa na famosa Guerra dos Montes e Feitosas.
Quixadás
________________________
Que moravam na barra do Sitiá.
Nenhuma tribo resistiu as tentações da aguardente, as moléstias contagiosas, as brutalidades do colonizador.
O índio do Ceará foi desaparecendomisteriosamente, como sentindo que seu tempo passara e eles se haviam tornado estrangeiros em sua própria terra.
Vencido e humilhado, dominado e absorvido pelo desbravador, em meados do século XIX, o silvícola
 cearense já havia desaparecido das nossas matas e dos nossos sertões.
Do nosso íncola desditoso e extinto ficou-nos amplo vocabulário. bem como lendas e crendices.

Na lista abaixo estão as etnias que têm no mapa do Ceará a sua distribuição territorial:

Tabajara
Tubiba-Tapuia
Tremembé
Tapeba

Potyguara/Potiguara
Pitaguary
Kariri
Kanindé
Kalabaça
Jenipapo-Kanindé
Gavião
Anacé



Comentários

  1. Sou paranaense, filha de cearenses, meu pai de Aurora e minha mãe de Baixio. Sei que meu pai é descendente de índios ou povos originários. O nosso problema é que não conhecemos nossa história, não tivemos o direito de conhecê-la, assim como os descendentes de africanos. Não herdamos o nome de nossos antepassados, pouco sabemos da nossa história. Alguns anos atrás recebi uma peruana em minha casa e conversando sobre os povos "desaparecidos" Incas, Maia, Asteca. Ela me surpreendeu exclamando: "Não, não desapareceram, somos nós!" Achei aquilo maravilhoso! Bem diferente de nós brasileiros, que não nos conhecemos realmente.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,finalmente alguém com um história parecida com a minha. Sou Paulista com mãe Baiana e pai Cearense. Quando eu era mais criança todos me chamavam de Índia Tainá e, falando sério a semelhança era incrível e até hoje para onde eu for todos falam que pareço Indígena, meu pai diz que a bisavó dele era Índia ou seja tenho sim descendentes indígenas mas assim como você, sabemos apenas isso, nada mais e é uma coisa que tenho MUITA curiosidade de saber. E quando eu tinha os meu 10/11 anos fui à Bahia visitar minha vó e um índio qual nunca tinha me visto na vida descreveu minha personalidade inteira e falou que eu tinha descendentes sim de índio e falou qual a tribo e daí, não me lembro qual o nome eu era mais pequena e era um nome bem difícil eu estava com a minha mãe e hoje pergunto se ela lembra e ela também não sabe. Sonho com o dia que eu possa reencontrar esse homem... Ou não sei, sabe? Me amaldiçoou sempre que posso por não ter dado a devida atenção. Mas vida que segue, né? E eu descubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknowa (essa foi boa, né?), vc é descendente de indígenas. eles (teus avós) são teus ascendentes. É assim que se diz.

      Excluir
  3. lamentável o que os "civilizados " fizeram com os indios, sobretudo os Indios do Nordeste brasileiro, Meu avô materno e minha avó paterna eram indios e filhos de indios, só que quando ainda eram vivos não sabiam dizer de que nação ou tribo eles eram, Nasci no Canto do Buriti PI, e tenho orgulho de ter 50% do meu sangue índio.

    ResponderExcluir
  4. Podemos dizer que os índios eram mesmo selvagens? Não parece uma visão eurocêntrica?
    Abraço. Gostei da valorização da região através do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meus deuses! Os povos nativos são chamados de "selvagens"! Não sabia que tinha voltado pro século XVI e.c. ao clicar um botão! Só li até "selvagens" porque não sou obrigado. Vou procurar informação em outro lugar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. sei q meu avo era indio mas nao sei de que etnia ,ele era cearence..(da regiao de Sobral),.e sua familia ao q parece sempre morou la.... nem ele mesmo sabia

    ResponderExcluir
  9. Meus Tataravôs eram índios. Então, eu sou descendente de Índio da Região da Serra Grande - São Benedito - Ceará. Foi uma grande covardia que fizeram com os povos Nativos do Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou descendente de indios da Serra Grande do Ipu, mas também não consigo saber nada sobre meus ancestrais. Gostaria tanto de saber.

      Excluir
  10. Gostei muito de ler as suas informações sobre os nossos índios, parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Sou neto de uma mulher da pele marrom, cabelos lisos e longos, medindo 1,60 m, nasceu no Crato em 1914, filha mais nova de uma mulher nativa que foi pega a laço e obrigada a viver com um senhor, no caso meu bisavô, ela morreu durante o parto de um dos filhos, e seus outros filhos foram dados pelo meu bisavô para quem quisesse e pudesse criar, no caso, minha avó foi dada para um casal de portugueses, que estavam de passagem pela região e a trouxeram para o Recife, passando a morar próximo onde hoje se localiza o hospital Oswaldo Cruz, nesse período o pai do português morreu em lisboa, e ele voltou para Portugal para resolver questão de herança, porém nesse período ele também faleceu e sua esposa que tinha ficado cuidando da minha avó aqui em recife, colocou-a num colégio interno católico, próximo ao parque da jaqueira, ela estudou lá até os 18 anos, lá se formou como professora primária, depois ainda conseguiu encontrar uma das suas irmãs, depois perdendo o contato novamente. BEM, meu biotipo é muito parecido com os povos indígenas, com traços mestiço mameluco, busco sempre saber das tribos da região do Crato. Me sinto um Kariri

    ResponderExcluir
  12. Meus bisavós foram pego a laço,no Ceará assim minha mãe conta está história pram mim e meus irmãos,sinto o sangue indígena correndo em minhas veias.hj fico muito triste com tanto preconceito com os indígenas e decendentes😑

    ResponderExcluir
  13. Sinto q existe sangue indígena em minhas veias. Percebo intuição aguçada. Gosto de coisas bem tipicas da Mãe Terra. Devagar, vou descobrindo meus antepassados ....

    ResponderExcluir
  14. Selvagens? desculpe, não vou ler o resto.

    ResponderExcluir
  15. Selvagem significa habitante da selva! Os índios não eram citadinos, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selvagens da selva, não civilizados desde quando dizer isso vai tá diminuindo eles, essa era a vida deles, arruma aí outra palavra então pra definir viver na selva sem civilização.

      Excluir
  16. Meu pai era de Tamboril, perto de Novas Russas, tenho certeza que ele era filho e descendentes de Brancos, indios e negros bem no início do século XX

    ResponderExcluir
  17. Meu pai é descendente de indígenas do Ceará. Se alguém puder me dizer que tribo ficava nas proximidades de Limoeiro de Norte ou Morada Nova, por gentileza me responda.
    Estou procurando as nossas origens.
    Obrigada Profª Eucárice

    ResponderExcluir
  18. Não sei nada da família do meu pai. Foram do Ceará e tem parentes em Arapiraca.. Meu ZAP é 44984587270

    ResponderExcluir
  19. Quanta desinformação para um único texto. Perspectiva eurocêntrica, xenófoba, racista. Muita discriminação para poucas linhas. Simplesmente vergonhoso.

    ResponderExcluir
  20. me chamo Luiza. meus avós eram indigenas q vieram do ceara para o estado do piaui em 1915 minha avó falava q tinha sido pega de cachorros por um fazendeiro que passou a cria-la como escrava, para fazer os serviços dómesticos. tenho vontade de saber mais sobre meus ancestrais, o nome dela era Maria Valeria Sobrinho e o nome do meu avô era Francisco Ancelmo, só não tenho certeza se eram nome verdadeiro deles, mas ela falava que era de uma família índigena, acretido que seja dos primeiros povos índigenas que chegou no ceará. Você poderia me responder quem foram os primeiros povos índigenas no ceará . Sou dessa descendência, obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Fiquei impressionado com a história indígena e, também, com a quantidade de comentaristas que afirmaram ser desdendentes dos silvícolas.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Glória. Minha mãe sempre falava que era neta de uma india chamada mãe maninha. Ela foi pega numa emboscada com cachorros ali na região de Riacho do Sangue -solonopóles - ce. Tenho orgulho de meus antepassados e muita curiosidade de saber quais os indios que habitavam aquela região.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!