HISTÓRIA DO CEARÁ (CONT.) O SANGUE DOS HERÓIS DE 1824 (MORORÓ E PESSOA ANTA)

Padre Mororó
  


D. Pedro I, logo que abafou  a Revolução de 1824, fez funcionar, nos Estados confederados, tribunais militares que aterrorizaram a população e levaram ao partíbulo grande número de patriotas, filhos ilustres do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
   -Em Fortaleza, foi instala uma comissão militar presidida pelo famigerado Conrado Jacó, incumbido do julgamento dos chefes da rebelião.
   O presidente Costa Barros, que reassumiria o governo do Estado, entregou-o em janeiro de 1825 a José Félix de Azevedo Sá, em cuja gestão se verificaram os fuzilamentos do Padre Mororó, Coronel Pessoa Anta, Miguel Pereira Ibiapina, Major Bolão r Tenente-coronel Carapinima.
   As execuções foram feitas no Passeio Público (Praça dos Mártires), em Fortaleza, num ambiente de tristeza e revolta.
   condenados a pena de morte haviam sido também Frei Inácio da Purificação, Antônio Bezerra de Sousa e José Ferreira de Menezes, que obtiveram a comutação da pena máxima em degredo perpétuo.
   O movimento foi liderado ainda pelos cratenses Bárbara de Alencar e seus filhos José Martiniano e Tristão Gonçalves, do sergipano de Santo Amaro da Brotas, Pereira Filgueiras e tantos outros heróicos e valentes conterrâneos. Os líderes escolheram apelidos com nomes da fauna e flora da caatinga no intuito de confundir as tropas imperiais. Todos escondidos por trás de alcunhas como Alecrim, Anta, Araripe, Aroeira, Baraúna, Beija-flor, Bolão, Carapinima, Crueira, Ibiapina, Jaguaribe, Jucás, Manjericão, Mororó, Sucupiras, Oiticica. E, mesmo cientes de que a luta poderia lhes trazer serias conseqüências, foram adiante. De fato, muitos pagaram com a vida, nas ruas do Icó e Fortaleza. (trecho extraído do
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=534259)
   "Com muito orgulho sou descendente de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe estou divulgando um excelente livro "BRADOS RETUMBANTES DE UMA VIDA ", que foi lançado no dia 23 de novembro de 2011, no auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itapei, Fortaleza-Ce, o livro "BRADOS RETUMBANTES DE UMA VIDA: Trajetória de Pedro Jaime, o Primogênito de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe". Trata-se de uma biografia romanceada daquele que foi " O MAIS JOVEM REVOLUCIONÁRIO BRASILEIRO SOBREVIVENTE DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR" apelidado de " SOLDADINHO DO ARARIPE", que também foi o "PRIMEIRO PROFESSOR PÚBLICO DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE", responsável pela cadeira de primeiras letras da Escola Pública Masculina de Quixeramobim, construída à época do primeiro império.
O livro focaliza também a infância e a trajetória de Tristãozinho, ou "Pitit", irmão e aluno favorito de Pedro Jaime, que veio a ser o Conselheiro Tristão de Alencar Araripe, um dos mais ilustres cearenses de todos os tempos, o primeiro Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Presidente da Província do Pará, Ministro da Fazenda, Ministro do Interior e por fim Ministro do Supremo Tribunal Federal cargo no qual aposentou-se.O livro foi escrito e publicado pela advogada e engenheira agrônoma Maria Helena Alencar, em parceria com o arquiteto Guarani Valença de Araripe."(CHARLES27 de dezembro de 2011)

Fonte: Apostila Elit Pré-Universitário
Imagem- blog > orgulhodesercearense

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!