CORDEL - O QUE SÃO SEXTILHAS

1. - Sextilha:

Talvez, por ser mais fácil, seja o gênero preferido pelos nossos repentistas, principalmente no início das apresentações. A Sextilha é uma estrofe com rimas deslocadas, constituída de seis linhas, ou seis versos de sete sílabas, nomes que têm a mesma significação. Na Sextilha, rimam as linhas pares entre si, conservando as demais em versos brancos (sem rima obrigatória).

Distribuição ds Rimas na Sextilha:
X A X A X A - Onde o X é verso branco - sem rima - e o A é verso rimado.

Leandro Gomes de Barros, grande escritor da Literatura de Cordel, filho de Pombal, Estado da Paraíba, escreveu:

Meu verso inda é do tempo
Que as coisas eram de graça:
Pano medido por vara,
Terra medida por braça,
E um cabelo da barba
Era uma letra na praça.

Outro exemplo que daremos é o do ceguinho anônimo, que, após a morte de sua desventurada mãe e guia, chorou, com os olhos rasos d'alma, seu infortúnio:


Já tive muito prazer,
Hoje só tenho agonia!
Não sinto porque sou cego,
Eu sinto é falta do guia!
Quando mamãe era viva,
Eu era um cego que via!

(continua...)

Comentários

  1. O Cordel é fascinante
    meche com o nosso imaginário
    e quando a gente conhece
    nada fica como antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      coldellllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

      Excluir
  2. amor impossivel
    amor irreal
    a lua invisivel
    o sol o centro universal

    ela se apaixonou
    a paixao sentiu
    ele a ignorou
    e logo partiu

    ResponderExcluir
  3. Cordel e o que temos de mais genuíno em termos de construção de poemas

    ResponderExcluir
  4. A vida foi feita de escolha
    Eu escolhi ser feliz
    Nada feita de mudas
    Que crescem por ali

    ResponderExcluir
  5. Eu já prefiro a setilha.

    Qual poeta que não rima
    Diante dessa beleza
    Não tem os olhos voltados
    Pras obras da natureza
    Dá para se perceber
    Que esse nunca vai ser
    Um poeta, com certeza.

    Petró∴

    ResponderExcluir
  6. Cordel minha professora me ensinou amo muito a minha escola porque minha mãe me colocou

    ResponderExcluir
  7. eu prefiro a sextilha : Tudo que tem começo,
    um dia tera final,
    nao existe nada eterno ,
    nesse mundo de mortal.
    E nao ha como fugir,nem tem como escapar,
    ja foi feito o decreto, tudo aqui vai se acabar;
    -Anderson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!