FORTALEZA- PALÁCIO DO PLÁCIDO

 
Palácio do Plácido
Consta que o comerciante Plácido de Carvalho adquiriu a planta de um palácio na Itália e reproduziu o imóvel em Fortaleza, um presente para sua mulher Pierina, uma italiana de Milão. Riquíssimo e de extremo bom gosto, o Palácio do Plácido foi considerado uma das residências mais suntuosas do Brasil. A obra teve inicio no ano de 1918 e foi concluída em 1921.
Pierina e Plácido ficaram casados até a morte deste, em 1935. No dia 11 de fevereiro de 1974, o imóvel foi vendido pelos herdeiros do casal ao grupo Romcy. Imediatamente após, no dia 13, foi iniciada a demolição sob protestos da imprensa, já que estava em curso uma ação visando o tombamento do imóvel. O terreno ficou desocupado por muitos anos, até ser desapropriado pelo governo do Estado. No local hoje está a Praça Luiza Távora (Praça do Ceart)

(Fortaleza em fotos)

Comentários

  1. Muito bonito tanto externa como internamente. Tinha uma sala toda em seda vermelha com flores. Os banheiros eram de um luxo, tudo nele era graça. Até a cozinha com seus aplos lavatórios de um só lado mas acompanhando toda a largura do cômodo com inúmeras torneiras, coisa de gente muito rica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era isso que queria saber Bosco, como era o Castelo por dentro. Haaa... quem dera, se fosse possível voltar ao passado e ver pelo menos um dia na vida daqueles que ocuparam o Castelo em seus tempos áureos! Eu e minha esposa fizemos um vídeo com a música LONGARINAS do cantor e compositor cearense Ednardo. Esta música além de ser um verdadeiro hino de amor a nossa cidade, conta a história deste verdadeiro atentando ao patrimônio histórico do Brasil, e porque não dizer, do mundo! Está neste endereço: http://www.youtube.com/watch?v=Qsk2hV01HNQ
      Parabéns ao Blog e ao comentário Bosco. Grande abraço.

      Excluir
  2. Obirgado, amigo Bosco pelo seu comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!