FUNCIONÁRIOS DA SECULT- CE VISITAM CAPELA DE SÃO CAETANO- POR EMANOEL LEANDRO

O governo do Estado do Ceará, por meio da secretaria da Cultura – Secult, preocupado com a preservação da cultura histórica do município de Várzea Alegre, enviou a este município Paulo Renato Cavalcante – Engenheiro Civil, e Otávio Menezes – Historiador, ambos funcionários da Secretaria, para vistoriarem a capela de São Caetano, construída em estilo barroco, na metade do século XVIII, mais precisamente em 1762.
Os representantes da Secult foram acompanhados na visita pelo secretário de Cultura e Turismo do município, Milton Bezerra. O objetivo da visita foi analisar a estrutura da capela que sofreu intervenção da comunidade em 2012, sem prévia autorização, quando foi ampliado o muro do cemitério e construído um banheiro, anexos à capela.

Na reunião com a comunidade, os moradores foram representados pelas líderes da localidade Dona Joana Batista Correia, Irismar Moreira da Costa e Irene Leandro, que receberam orientações sobre a importância da capela e sua preservação histórica, sendo vedada qualquer intervenção sem autorização.

Para o secretário de Cultura, Milton Bezerra, a partir de agora será feito, por meio da secretaria, campanha para conscientizar a população varzealegrense sobre o tombamento da capela.
Na ocasião da reunião a comunidade comunicou aos representantes da Secult que o banheiro já foi demolido e pediu autorização para pintura e reforma do piso da Capela. Os técnicos da Secult devem acompanhar a demolição da cota que excede o muro original do cemitério, em data a ser marcada.

A Capela é tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, e segundo o historiador Otávio Menezes, é a única referência de uma igreja colonial no Ceará, no estilo barroco.
 

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!