SEXO, PODER E DINHEIRO- Quando grana, mulheres e autoridades entram em campo, as regras do jogo deixam de existir - Por Marcelo Orozco

   Alemão naturalizado, secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger era um um dos homens mais poderosos do mundo em 1974. Também adorava futebol.Tanto que arranjou um tempinho para assistir a copa em seu país natal.
   No jogo Brasil X Holanda se acomodou no camarote vip do Estádio de Dortmund. o local, no entanto, estava reservado para o recém-eleito presidente da Fifa, o brasileiro João Havellange.Sem poder enfrentar o homem forte dos EUA, Havellange preferiu bater em retirada, como conta o inglês David A Yallop no livro: Como eles Roubaram o Jogo - Segredos dos Subterrâneos da Fifa. Mas foi uma afronta que ele jamais esqueceria.
   A desforra veio em 1983, quando a Colômbia, que sediaria a Copa de 1986, renunciou ao posto após ser reprovado em vistorias da Fifa. Os EUA logo se candidataram, junto de Brasil, México e Canadá. Por trás da campanha americana estava justamente Kissinger, que sonhava trazer uma copa para o país.
   Vista de fora, a escolha parecia um passeio americano A candidatura tinha o dinheiro necessário para levar a parada.Mas nos bastidores, a história era outra. A desistência da Colômbia teria sido engendrada desde o início em favor do México.Por trás do acordo, especula-se, estaria a poderosa Televisa, cujo diretor Guilhermo Canedo, era também vice-presidente da Fifa.
   Segundo Yallop, Havellange participava de todo o acordo, sendo decisivo inclusive nas gestões para o presidente João figueiredo abortar a candidatura do Brasil.
   No dia da votação que escolheria a nova sede, os trabalhos foram abertos com discursos curtos de canadenses e mexicanos. Kissinger entrou na sequência com uma apresentação caprichada, padrão empresarial-americano.Exibiu planos por mais de uma hora até que um representante da Fifa disse-lhe ao ouvido que podia parar. Em outro andar, os mexicanos comemoravam antecipadamente a vitória.aparentemente, as exposições foram uma farsa. Os votos estavam definidos com antecedência.O prato frio foi saboreado pelo9 presidente da Fifa.
ORGANIZAÇÃO SEXUAL:
O sexo entrou no planejamento oficial da seleção brasileira em 1962, no Chile. O médico Hilton Gosling examinou as profissionais do bordel de de madame Chabela em Viña del Mar.Aprovou 24 raparigas e pediu a madame exclusividade para os atletas durante a copa. tudo para que ninguém contraísse doenças.Tecnicamente, como registra Rui Castro na biografia de Garrincha, Estela Solitária. A diversão estava liberada apenas para os solteiros nas folgas.

Revista SuperInteressante, Março/2006


  

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!