TEORIA DO CORDEL - METRIFICAÇÃO E RITMO (PARTE FINAL)

6 - Metrificação e Ritmo

Métrica ou Metrificação é a arte que ensina os elementos necessários à feitura de versos medidos. A métrica é obtida pela contagem das sílabas poéticas e o ritmo é obtido pelas cesuras. (Sílabas tônicas, obrigatórias, nos versos).

Deve-se observar, a princípio, que a contagem de sílabas poéticas difere, em função do ritmo, da contagem de sílabas gramaticais.

Assim, o verso “ Milena chega em novembro”, gramaticalmente, tem nove sílabas:

( Mi le na che ga em no vem bro).

Mas, na contagem poética ( que obedece ao ritmo do canto ou declamação do verso) encontramos apenas sete sílabas poéticas:

Mi le na che gaem no vem ( bro).

Vamos entender melhor essa divisão, ao estudarmos as regras abaixo:

Regra 1 – Contam-se as sílabas poéticas somente até a sílaba tônica da última palavra do verso.

Ou seja: não se contam as sílabas que estiverem depois da sílaba tônica da última palavra do verso.

A última sílaba que se conta é a tônica da última palavra. Ex.- 7 Sílabas:

Eu vi mi nha mãe re zan (do) 7
Aos pés da Vir gem Ma ri (a) 7
E rau ma San taes cu tan (do) 7
O queou tra San ta di zi (a) 7

Oservação: A sílaba entre parêntesis ( ) não é contada, porque é uma sílaba final átona ( não tônica).

Regra 2 - Embebimento – Junção de vogais

Quando uma palavra termina por vogal átona e a seguinte começa por vogal ou ditongo, pode-se contar como uma sílaba só. Diz-se que houve embebimento de uma sílaba na outra. Ex.:

Ouvindo a fala ao vento. OU VIN DOA FA LAO VEN (to) = São seis sílabas poéticas.

Fazer o amor ser verdade – FA ZER OA MOR SER VER DA (de) = sete sílabas poéticas.

Meu compadre, atenção, que eu vou dizer – MEU COM PA DREA TEN ÇÃO QUEEU VOU DI ZER = Dez sílabas poéticas.

Eu nunca falei da sentença do amor – EU NUN CA FA LEI DA SEN TEN ÇA DOA MOR = Onze sílabas poéticas.

Compadre Lemos 14 Mar
Regra 3 - Hiatos e ditongos - Sinérese e Diérese

Para atender à métrica, hiatos podem transformar-se em ditongos (Sinérese) e ditongos podem transformar-se em hiatos (Diérese)
Exemplos:

Su-a-ve por Sua-ve (3 viram 2)

Ouvimos suave canto - OU VI MOS SU A VE CAN (to) = 7 sílabas

ou OU VI MOS SUA VE CAN (to) = 6 sílabas

Sau-da-de por Sa-u-da-de (3 viram 4)

A SA U DA DE MA TA DEI (ra) = 8 sílabas.

A SAU DA DE MA TA DEI (ra) = 7 Sílabas

Cesuras

Não esqueça que o que dá ritmo à poesia são as cesuras.

Cesuras são as sílabas tônicas que devem existir obrigatoriamente no interior dos versos.

Fazer com que as sílabas tônicas das palavras escolhidas para compor os versos coincidam com as tônicas originais do estilo em que se está versando ( cesuras), é a tarefa mais difícil para o poeta.

Exemplos:

Heptassílabos: ( versos de sete sílabas, usados nas trovas, quadras, sextilhas, septilhas e décimas de sete pés)

Eu vou cantar o meu verso -- Eu vou can tar o meu ver ( so)
Bonito como ele só -- Bo ni to co moe le só
Falando do Universo -- Fa lan do do U ni ver ( so )
Que é feito de pedra e pó. -- Queé fei to de pe drae pó

Devem ser tônicas: a 2ª e a 7ª sílabas. ( 2 e 7)

Compadre Lemos 14 Mar
Decassílabos
= ( Versos de dez sílabas, usados no Martelo Agalopado)

Muito tempo depois de Ele nascer, -- Mui to tem po de pois deE le nas cer
Compuseram a prece pra Maria -- Com pu se ram a pre ce pra Ma ri (a)

Devem sempre ser tônicas: a 3ª, a 6ª e a 10ª sílabas. ( 3, 6 e 10 ).

Endecassílabos
( Versos de onze sílabas poéticas, usados no Galope à Beira Mar)..
Muito tempo depois de Ele nascer, -- Mui to tem po de pois deE le nas cer
Compuseram a prece pra Maria -- Com pu se ram a pre ce pra Ma ri (a)

Devem sempre ser tônicas: a 3ª, a 6ª e a 10ª sílabas. ( 3, 6 e 10 ).

Endecassílabos
( Versos de onze sílabas poéticas, usados no Galope à Beira Mar).

Eu vou por estradas traçadas no vento -- Eu vou por es tra das tra ça das no ven ( to )
Montado no dorso alado de um verso! -- Mon ta do no dor so a la do deum ver ( so )

Devem ser tônicas: a 2ª, a 5ª, a 8ª e a 11ª sílabas. ( 2, 5, 8 e 11 ).

Nota final:

Desenvolvemos um método simples de se aprender, pelo ritmo da declamação, onde se localizam as tônicas dos estilos de Cordel estudados neste trabalho:

Basta numerar as sílabas do Estilo e declamar a seqüência numérica, dando ênfase nas tônicas;

Assim:

Heptassílabos: ( Sextilhas, Septilhas e Décimas de Sete Pés)

1 2 3 4 5 6 7

com PA dre va mos can TAR
um VER so bem ri ti MA ( do )

Decassílabos ( Martelo Agalopado )

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

eu não VOU es cre VER sem con fe RIR
o que DE ve ser BEM me tri fi CA (do)

Endecassílabos ( Galope à Beira Mar )

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

fa ZEN do bo NI to meu PO vo gos TAN (do)
can TAN do ga LO pe na BEI ra do MAR

********************************************************************
Pesquisa:

Compadre Lemos

luzcar@oi.com.br

Fontes: Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/index.htm

Jornal de Poesia – Cordel

http://www.revista.agulha.nom.br/cordel.html

Que todos façam bom proveito!!!

Compadre Lemos 

Agradecimento:

Agradeço, com alegria,
Ao Senhor da Onipotência,
Todo Amor e Inteligência,
Criador da Poesia!
Depois, a meu pai, que, um dia,
Vendo em mim um Menestrel,
Deu-me, em vez de um anel,
O livro que eu li primeiro:
De um poeta brasileiro,
Escrito em bom Cordel!

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!