Grafia era diferente mesmo! - Pasquale Cipro Neto

   Você já leu algum texto escrito há muito, muito tempo, muito tempo, algo como um jornal de 1935?
   Seu avô jáq lhe disse que no tempo dele a grafia era diferente? Pois acredite, era mesmo!
   As pessoas mais velhas têm uma certa dificuldade para escrever porque na década de 40 houve uma profunda modificação na grafia das palavras da língua portuguesa.
   Adjetivos que indicam nacionalidade, como francês, inglês, eram escritos com z, sem acento: francez, inglez. Isso explica por que até hoje se vêem restaurantes que servem "comida" chineza".Chinesa se escreve com s.
   Palavras terminadas em al, como jornal, geral, faziam o plural em aes: jornaes, geraes. Hoje se escrevem com i. (jornais, gerais).
   Era interessante o emprego das consoantes duplas, em palavras como elle, sabbado, annular, occasião, apparelho, etc. As sequências em ct e oç também existiam, em palavras como omnibus, activo, funcção.
   Quer mais? O ph era usado em telephone, physica, pharmacia. O grupo ph tinha o mesmo som do f. Usava-se a letra h entre as vogais, em palavras como comprehender, Jundiahy, que hoje se escrevem : compreender, Jundiaí, respectivamente.
   Bahia ficou com o h, para manter a tradição.Tenha paciência com o vovô e a vovó. Enada de arrumar desculpas.Trate de aprender a grafar corretamente as palavras da nossa querida língua portuguesa.
Compare as diferenças:
attenção      -atenção
machina       -máquina
francez        -francês
excellencia  -excelência
sabbado      -sábado
alumno        -aluno
anno            -ano
prompta       -pronta
Folha de S.Paulo, 13 de set. 1997 (Folhinha)      

    PASQUALE CIPRO NETO
    
   Comentário do blog: Há alguns dias atrás vieram a Várzea Alegre umas pessoas da família Batista procurando parentes em Várzea Alegre e procuraram o senhor João Alves de Lima (João Francisco), que durante muitos anos foi tabelião em nossa cidade e tem uma memória fenomenal. Quando falaram que procuravam a família Baptista, Seu João exclamou: vixe, aqui tem muitos!
   Mas os Batistas que nós estamos procurando é uns que assinam com p (Baptista)., explicaram.
   Aí João  Francisco respondeu: ah, pois vocês não iriam achar nunca, porque aqui em Várzea Alegre, estes ai são a família "Custódio". (Os Custódios).


Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!