ALEGRE VÁRZEA - Por Mundim do Vale.

Alegre Várzea.

Não foi à toa que nossa cidade ganhou este nome. Ela faz jus com muita categoria. Quando os conterrâneos se encontram não faltam histórias engraçadas envolvendo a cidade e seus moradores. Esforçando a minha memória e ouvindo algumas pessoas eu passei para o papel alguns causos irreverentes do nosso lugar. Só os nomes como as pessoas são tratadas e os contos fantasiosos de alguns já justificam esse catálogo.
Alguns nomes:
- Antônio de Manoel de Pedro do Sapo
- Chico de Antônio Chico do Chico
- Nonato de Pedro de Antônio de Souza do Roçado de Dentro.
- Chico de Zé Joaquim da Unha de Gato
Algumas histórias:
- Foi Manoel Cachacinha que numa das suas  embriaguês  habitual, criou o slogan
“ Várzea Alegre é natureza. “
- Chagas de Rosendo dizia que tinha arrancado uma botija no oitão da casa de José Raimundo, mas quando tava contando o dinheiro o bando de lampião tomou e ainda ferrou a bunda dele. Mas ninguém nunca viu a marca.
- Valeriano contava que foi seqüestrado por extra-terrestres  e passou uma semana  à bordo de um disco voador, só foi liberado depois que confessou que na Varjota tinha nascido  um menino com duas cabeças.
Gregório Gibão dizia que tinha morrido engasgado com jatobá, mas quando chegou no céu, Deus mandou ele voltar e ainda disse que só era  para ele morrer depois que Raimundo de Jessé se casasse.
- Assis de Pacim dizia  que uma vez estava  soltando uma  arraia, veio um vento forte e puxou a arraia com ele até as nuvens. De lá ele teve a melhor visão aérea da cidade.
- Chagas Taveira criou o personagem “ Xô Meruanha “ um gigante extremamente desproporcional, que ficou para a cidade como Iracema ficou para Fortaleza.
- João Sem Braço, quando o assunto é sobre a terra do arroz ele fala:
- Eita Vazalegre boa! Só é longe.
É por essas e por outras, que eu invento de escrever sobre essa nossa VÁRZEA  sempre ALEGRE.

Raimundinho Piau

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!