GRITOS E PROTESTOS - UM GIRO PELA HISTÓRIA - GIOVANI COSTA

Desde o início do blog que como diz minha mãe, carrego no capricho de não misturar política no nosso blogdoinhare.
Assistindo uma palestra com o médico e militante  do PC do B, Mariano Freitas, que era casado  com Auri Bitu, ele dizia que o homem é político assim que nasce, pois logo ao nascer procura o peito da mãe para mamar, na luta pela sobrevivência.. Portanto, ninguém sobrevive sem a política ou longe da política. Se a pessoa não gosta de política já é [uma decisão política, já dizia o filósofo.
Mas  o que eu quero me reportar é sobre uma história que muitas vezes vi e ouvi pessoalmente  o Lula contar sobre as greves do ABC.
Dizia ele que certa vez estava ele e mais uns quatro companheiros, entre eles o ilustre Dr. Maurício Soares,  que na época era advogado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o qual ficou no cargo durante 18 anos e depois foi prefeito de São Bernardo do Campo por três mandatos.Estavam  numa janela do quarto andar do Sindicato, na rua João Basso, a olhar o movimento nas vias próximas, uma vez que a visão é bem privilegiada.Pois bem vivíamos numa época da ditadura militar, que era proibido todo e qualquer tipo de manifestação e o trabalhador não tinha o direito de greve. Lula na época era presidente do Sindicato e o que o chamou a atenção foi uma passeata atravessando a via Anchieta e vindo em direção ao Sindicato, que é logo ali pertinho.
Pois bem, era uma manifestação dos trabalhadores da Skania que iriam reclamar no Sindicato das péssimas condições de trabalho naquela época, aproveitaram o horário de almoço.
A partir daquela manifestação, os companheiros das outras fábricas ficaram sabendo através da famosa "rádio peão" e foram uma  a uma engrossando aquele movimento. Daí então foi  a gota d"água, era aquilo que faltava para estourar a famosa "greve do ABC nos 78, 79 e 80. celebrizando Lula como um grand e líder. metalúrgico.
Venho através do blog contar esta página da história para que as pessoas entendam os movimentos de protestos que estão acontecendo hoje. Sem líderes conhecidos, sem partidos e entidades de classe, repudiando os partidos. Cada um com  a sua pauta, cada um com um objetivo na cabeça:mudar este Brasil, dizendo um não a corrupção.
Eu, Francisco Giovani da Costa, como militante dos Rodoviários do ABC, representante dos trabalhadores da então empresa estatal ETCSBC, discursando na Câmara municipal de São Bernardo do Campo, na abertura da chamada "CPI das Catracas".(1996)


Comentários

  1. Pois bem Giovane. Nem sempre o homem definido por Mariano de Freitas consegue seus objetivos.

    Ele mesmo tentou mamar como deputado federal e vice governador do estado e não conseguiu. O povo negou-lhe o peito.

    Lula foi feliz, hoje é um dos 10 mais ricos do Brasil enquanto muitos dos seus amigos que estavam do seu lado no inicio continuam na mesma merda.

    Quanto as manifestações, entende-se que o povo não está tão feliz.

    O Sanharol foi vitima de postagens politicas, porque muitos leitores gostam destas postagens apenas quando se bajula os seus lideres.

    Varzea-Alegre é uzeira e vezeira em bajular.






    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!