REBUSCANDO O TEMPO 013 - POR ANTONIO MORAIS

COISA DE MATUTO.

Caetano Afonso, cidadão cedrense de grande respeitabilidade era casado com uma senhora que se chamava Beleza. A família morava numa rua central da cidade do Cedro por onde passavam todos os dias vendedores de frutas, padeiros e verdureiros.
Um deles, o verdureiro, utilizava para transportar seus produtos uma carroça, que era puxada pela burrinha apelidada de "beleza" e todas as manhas a cantilena era a mesma oferecendo suas hortaliças: Tomate, coentro, pimentão, cebolinha, alface; tudo fresquinho! vai beleza, vambora beleza!

Caetano ficava aborrecido ao ouvir o nome de sua esposa em um animal e tão desrespeitosamente pronunciado, até que certo dia resolveu botar um fim na melopeia. Amigo, quanto você quer pela burrinha? Não é para vender, seu Caetano!

Foram a cima e foram a baixo, até que o animal foi comprado e logo providenciado a sua transferência para o sitio, já rebatizada de "morena".

 Alguns dias de sossego, até que novamente o silencio matinal foi quebrado pela voz apregoeira já tão conhecida de todos: Tomate, coentro, pimentão: vai beleza, vai égua ruim!
Desta vez, João Verdureiro como era conhecido, tinha comprado uma égua e colocado também o nome de "beleza", pensando ele ser do agrado de Seu Caetano, porque se assim não fosse, ele não teria comprado a burrinha anterior por um preço tão elevado.

Coisa de matuto!

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!