REBUSCANDO O TEMPO 016 - POR ANTONIO MORAIS


Vicente Félix e Vicente de Seu Zezinho eram cunhados e grandes amigos. Moravam no Sanharol e resolveram botar uma roça em sociedade na Serra do Charneca. Escolheram o local na Grota do Domingo, bem próximo a Cruz de Maria de Bil.

Fizeram a broca, queimaram-na e, quando estavam cercando-a o Vicente Félix que havia comido mamão com semente e tudo, pois avisaram-lhe que era bom remédio para vermes, resolveu mandar um telegrama para o prefeito em quem havia votado na ultima eleição.

Quando começou o inverno nasceu um mamoeiro no local onde fora postado a mensagem. Durante todo o período da limpa Vicente Félix cuidava da plantinha como quem cuida de um filho.

O tempo passou, o inverno foi bom e, começou a colheita da lavoura. Primeiro o feijão, em seguida a fava, logo depois o milho e, por fim já em meados de Dezembro foram colher o algodão.

No mamoeiro já bem crescido e cheio de frutos via-se uns mamãos bem maduros, no ponto exato de serem consumidos.

Vicente de seu Zezinho olhou prus frutos e disse: Compadre Vicente Félix, eu tenho muita vontade de comer esses mamãos, mas quando me lembro que eles são teus netos eu desisto.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!