REBUSCANDO O TEMPO - 032 - POR ANTONIO MORAIS

Pedro Gonçalves de Morais

Antes de tudo o autor desse pequeno opusculo, sente a necessidade irresistivel de confessar seja: ”Chamam-no de Pedro Tenente, porém o seu verdadeiro nome com todos os ff e rr é Pedro Gonçalves de Morais contando atualmente 64 anos de idade, pois nascera aos 14 dias do mês de março de 1869, é casado, agricultor, e analfabeto, porém provém de uma linguagem boa e os seu pais foram ricaços, mas a seca de 1877 a 1879, levou de águas abaixo tudo de bens e haveres que possuiam”.

”Voltando ao passado com o livro (Passado e Presente do autor Pedro Tenente) editado em 1933 editora Ramos e Pouchain - Fortaleza – Ceará”.

Comentário do Blog do Sanharol.

Pedro Gonçalves de Morais, o Pedro Tenente, assim conhecido por ser filho do Tenente Antônio Gonçalves de Oliveira e Maria da Gloria de Morais, proprietários da fazenda onde hoje fica um dos bairros mais populosos de Várzea-Alegre – Alto do Tenente. 

Poucos conterrâneos sabem e conhecem a razão do nome Alto do Tenente. Pedro Tenente deve ter sido o primeiro autor varzealegrense a editar um livro sobre nossa cultura, nossa historia e nossa genealogia - datado de 1933. Portanto há 80 anos. O comentário acima foi deixado na primeira postagem do Blog do Sanharol por um colaborador que se identificou apenas por Francisco.

Comentários

  1. Meu caro primo e colaborador Morais:
    A razão do nome Alto do Tenente foi justamente por causa do seu primeiro morador Antônio Tenente, genro de Zé Raimundo do Sanharol.
    Agora o motivo pelo qual ele foi habitar no Alto do Tenente você já publicou no blogdosanharol...quem não viu, dar para dizer o mesmo que Zé Raimundo falou prá ele no curral...
    Brincadeira a parte se quiser repetir a postagem, o momento é oportuno
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!