VASCULHANDO NOSSAS ORIGENS - POR PABLO ROLIM

Distrito de Felizardo (ex- Olho D'água do Melão
Foto: Visitando hoje pela manhã o Olho D’água do Melão, hoje Distrito de Felizardo, na cidade de Ipaumirim. 
Esta igreja foi construída com a ajuda do meu bisavô, Felix Antonio Duarte e nela foi batizado meu avô José Nonato Rolim, nascido em 14 de Maio de 1896 neste agradável povoado. 
Vasculhando nossas origens!
Vice-prefeito de Várzea Alegre visitando o distrito de Felizardo, junto com familiares!

Visitando o Olho D’água do Melão, (18 de agosto), hoje Distrito de Felizardo, na cidade de Ipaumirim.
Esta igreja foi construída com a ajuda do meu bisavô, Félix Antonio Duarte e nela foi batizado meu avô José Nonato Rolim, nascido em 14 de Maio de 1896 neste agradável povoado.
Vasculhando nossas origens!


 SOBRE FÉLIX ANTÔNIO DUARTE
 Do segundo matrimonio com Vitalina não deixou descendentes. Do terceiro, com Josefa Rolim de Albuquerque, sobrinha do Padre Rolim, de Cajazeiras, nasceram dois filhos: José Nonato Rolim e Joaquim Felix Rolim (Joaca).Félix Antonio faleceu por volta do ano de 1900. Foi uma grande perda para sua família e, principalmente, para a comunidade. Já que era ele quem norteava as determinações político-sociais do lugarejo e por se tratar de um cidadão bastante sóbrio, simples e de índole invejável, pela sua firmeza de caráter e retidão.
Não se conseguiu histórico pessoal dos filhos do seu primeiro matrimonio. Quanto aos do terceiro sabe-se que José Nonato Rolim nasceu em 14 de maio de 1896, em Olho d’Água. Aos quatro anos, perdeu seu pai e órfão de mãe aos doze anos foi criado na casa de seu tio Herculino e, posteriormente, junto dos irmãos Felizardo, ou seja, sob os cuidados de sua irmã Dondon, esposa de Vicente Felizardo Vieira. Ainda jovem enfrentou a vida como comboieiro. Na compra e venda de animais tornou-se mais tarde um grande pecuarista. Casou-se em 1919 com Inês Batista de Freitas, de cuja união nasceram cinco filhos. (...)
Do segundo casamento, com uma prima legítima de Inês, Antonia Batista de Morais, também houve cinco filhos (...). Residiu por muito tempo no Sítio Machado, município de Várzea Alegre até o seu falecimento aos 96 anos, três meses e seis dias.
Com referência a Joaca, nasceu, também em Olho d’Água, no dia 14 de maio de 1898. Observa-se a coincidência do dia e mês de nascimento dos dois irmãos. “Em 1913, já com 17 anos, por força da grande seca, mudou-se para o município de Missão velha, Sítio Missão Nova, em busca de trabalho junto a uns parentes que residiam no Cariri.” (...)


Fonte: CHAGAS, Maria Flaucineide Vieira & ROLIM, Raimunda Vieira. Em família. Edição do autor. Cajazeiras, 2004. pp. 15 – 19.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!