JOAQUIM LEANDRO BEZERRA, TRISTE FIM NO AMAZONAS- POR GIOVANI DA COSTA


 

Joaquim Leandro Bezerra era o filho caçula de Manoel Leandro Bezerra e Glória Maria de Jesus.Nasceu e foi criado no Sanharol.

Foi protagonista de uma história muito triste.

Em 1925, com nove anos de idade, perdeu o pai. Em 1929, faleceu  a irmã Francisca Leandro Bezerra (Fransquinha) Em 1930, ficou órfão também da mãe.

Em 1943. com 27 anos foi levado pelo irmão Zé Leandro junto com Antônio e Raimundo Leandro para Fortaleza para de lá irem de navio para o Amazonas, numa aventura do ciclo da borracha (seringa).

Ao chegarem na capital Fortaleza, tinham que passarem por uma triagem, a chamada inspeção de saúde.Meu pai Antônio Leandro foi reprovado, pois o médico o achou "muito displicente" para aquela árdua missão.

Viajaram, Chegando no local onde deveriam ficar, não sabemos ao certo qual lugar, tinham que ficarem em Barracões. Aconteceu que Joaquim Leandro ficou num local e o irmão Raimundo em outro barracão.

Com uma semana de trabalho, num dia de domingo, Raimundo saiu da sua barraca para visitar o irmão onde este ficara. ao chegar no dito local, teve a infeliz informação dos trabalhadores daquele setor que seu irmão Joaquim, logo que chegou pegou uma malária (febre cezão, como chamavam) e morrera em pouco tempo que havia chegado. Raimundo Leandro só pode ver a cova onde o mesmo havia sido enterrado, as roupas e alguns poucos pertences que tinha deixado.

Raimundo Leandro Bezerra chegou a adoecer mas ainda pode voltar para o Ceará onde veio a falecer no ano de 1966.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!