23 ANOS SEM O CORONEL MARIO LEAL, DAS TABOCAS *1897 + 1990 - POR JOSÉ CARLOS LEAL FILHO


Nasceu na Fazenda Canto, do Município de Cariús-CE., na época pertencente a Jucás (São Mateus), antigo solar dos Leais que já apareceu nas crônicas dos primeiros tempos do Império e nas lutas de Pinto Madeira, guarnecendo a região do Alto Jaguaribe.
Ele era filho do abastado fazendeiro e prestigiado chefe político daquela zona, o Coronel Manoel da Silva Pereira da Costa Leal, o “Né do Canto”.
Deputado estadual em duas legislaturas marcou presença e posição em todas as grandes decisões do Estado, principalmente nas campanhas eleitorais, sempre ao lado da família Távora, particularmente do Coronel Virgílio Távora de quem era amigo particular e compadre. Foram seus contemporâneos nas diversas frentes políticas do interior do Ceará os coronéis Teodomiro Sampaio, de Jardim; José Geraldo da Cruz, de Juazeiro do Norte; Argimiro Sampaio, de Barbalha; Raimundo Augusto, de Lavras da Mangabeira; Chico Martins, de Mombaça; Coronel Feitosa, de Cococi (?); Dr. Gouveia, de Iguatu e Chico Monte, de Sobral. Considerado o último coronel do Sertão, Mário Leal, faleceu na clinica Gêneses de Fortaleza, aos 93 anos, no dia 13 de outubro de 1990.

Comentários

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!