
A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira edição da Copa do Mundo de Futebol. Sediada no Uruguai, a competição ocorreu entre 13 e 30 de julho envolvendo treze seleções. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu, a maioria no Estádio Centenário, que foi construído especialmente para o torneio. A FIFA escolheu o Uruguai como país sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia vinha de dois títulos olímpicos.
Não houve eliminatórias e apenas treze nações se inscreveram: sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte. Poucas equipes europeias decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem. Uma briga entre cartolas paulistas e cariocas impediu que a seleção brasileira levasse sua força máxima ao Mundial. Um único paulista, Araken, integrou a delegação.
As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. O primeiro gol das Copas foi marcado por Lucien Laurent da França. Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 em frente a uma torcida de 93.000 pessoas e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo.
Argentina
Bélgica
Bolívia
Brasil
Chile
Estados Unidos
França
Iugoslávia
México
Paraguai
Peru
Romênia
Uruguai
![]() |
Bola utilizada na partida final da copa d e 1930![]()
Delegação
Brasileira: Araken, Benedicto, Benevenuto, Brilhante, Carvalho Leite,
Doca, Fausto, Fernando Giudicelli, Fortes, Hermógenes, Itália, Ivan Mariz,
Manoelzinho, Moderato, Nilo, Oscarino, Pamplona, Poly, Preguinho, Russinho,
Theóphilo, Velloso, Zé Luiz e Técnico Píndaro de Carvalho Rodrigues.
A seleção Brasil
teve uma participação modesta na Copa do Mundo de 1930, foi eliminado na
primeira fase com 1 vitória e 1 derrota. A seleção brasileira, desfalcada
dos jogadores de clubes paulistas com exceção de Araken do Santos, perdeu na
estréia por 2x1 para a Iugoslávia e venceu a Bolívia por 4x0.
|
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Comentários
Postar um comentário