VOCÊ SABIA QUE A RAPADURA ENTRA NA FABRICAÇÃO DA CERVEJA?


Rapadura dá sabor regional a cerveja brasileira premiada no exterior

Cervejas brasileiras têm rapadura, frutas e café;

Cervejas com itens brasileiros têm se tornado tendência entre as cervejarias do país. A Colorado tem dois rótulos com a rapadura produzida artesanalmente por um casal de Ribeirão Preto (SP), que prepara o doce há mais de dez anos.
Vendedora de rapaduras no Mercado Central de Ribeirão Preto (SP), Maria Joana da Silva Castro, 62, nem imaginava que se transformaria na fornecedora exclusiva desse produto para uma cervejaria da cidade, que usa o doce como matéria-prima para uma cerveja premiada no exterior.
Explorar sabores regionais, como o desse produto feito a partir de cana-de-açúcar, é uma tendência no mercado de cervejas e vem ajudando o Brasil a se promover internacionalmente no segmento, afirma a sommelier Celine Saorin, especializada nesse tipo de bebida.
É o que vem fazendo a Colorado, fabricante de cervejas especiais, que compra mensalmente entre 300 e 500 quilos da rapadura artesanal feita por Maria Joana e pelo marido, José Batista, 67. É quase toda a produção do casal, que prepara quase 600 kg do doce por mês, a partir da cana cultivada em seu sítio na cidade, localizada a 313 km da capital paulista.
"A rapadura preparada pelo casal é um produto artesanal, de boa qualidade e feito próximo da cervejaria, o que facilita e valoriza a produção local", afirma Ronaldo Nascimento, presidente da cervejaria.
A Colorado começou a comprar o produto do casal em 2007, quando foi produzida a primeira cerveja da empresa que leva rapadura, a Indica.

 Priscila Tieppo
Do UOL, em São Paulo 21/01/2014


 

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!