QUEM FOI MADALENA CLEMENTINO? POR GIOVANI COSTA

Desde quando a Prefeitura se interessou através da Secretaria de Cultura pela História da nossa mais ilustra personagem, a mártir varzealegrense, Maria de Bil, que foi divulgada sua biografia em partes onde se diz que a sua irmã Madalena foi a pivô de todo o problema que culminou com o triste e cruel assassinato de Maria, grávida de nove meses.

Consta que Bil tinha um triângulo amoroso com a esposa Maria e com a sua irmã Madalena, a qual também engravidou dele. Depois do episódio, chegou a ter o filho, mas este teria sido morto, enforcado com um cordão pela sua mãe, Sá Toinha, revoltada com o caso. Segundo relato de vizinhos da família, principalmente D. Biluca ( Izabel Bastos Bitu), da Fazenda Inharé, que sempre contava esta história porque ouvia as conversas na casa vizinha.

Mas afinal de contas quem era Madalena?

Madalena de Seu Clementino casou-se com Zé Severino e morava numa casa de taipa mesmo onde hoje é a casa do casal Paulo Santiago e Bebé. Era lavadeira e passadeira de roupas para outras famílias. Vivia basicamente disto. Católica, comemorava o dia de Reis com uma renovação do Sagrado Coração de Jesus, onde tinha até leilão, muito animado , inclusive.

Criou os sobrinhos Antônio Gabriel, que era epilético e Aparecida, filha de Ercília  (neta de Maria) e que hoje reside em São Bernardo do  Campo-SP.

"Titia" como era conhecida por todos era uma pessoa pobre, mas muito estimada na comunidade, extremamente agradável. Sua casa sempre era visitada pela vizinhança. Na nossa infância, nos divertia com as suas histórias de Trancoso. Depois que saiu do Sanharol foi morar nos "Batalhão", propiedade de Dr. Pedro Sátiro, onde morou até morrer no começo dos anos 80.Terminou a vida só, pois ficou separada do marido, porque  o casamento durou pouco.Só depois da sua morte ´que Aparecida, casada com Neril Moura se mudou para São Paulo.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!