O FURTO DA PENOSA - Por Mundim do Vale

No ano de 1985, mestre Pedro Souza morava no sítio vazante, onde tinha uma pequena propriedade. Generoso como era, quando chegava o verão ele cedia parte da terra para a confecção de tijolos. Seus amigos aproveitavam o barro que tinha bastante solidez, em virtude da mistura das águas dos riacho do machado e do feijão com a terra preta.
Raimundo de Duda, Francisco de Manoel do Sapo, Adailton de Zé Benedito e outros mais, um dia foram queimar uma caieira. Nós sabemos que pra essa atividade sempre tem a bebida e o tira-gosto. Pois essa boa turma resolveu furtar uma galinha e o lugar mais próximo era a casa do saudoso Chico Feitosa que ocupava a casa do Senhor Matias, mas que dormia na casa paroquial, onde por muito tempo foi sacristão.
No planejamento do furto os meninos esqueceram do cachorro Rompe Ferro, que pertencia ao Senhor Acrísio, que morava vizinho e era metido a valente. Quando os pequenos delinqüentes começaram a agir, o cachorro partiu latindo na direção deles e o Senhor Acrísio saiu com um facão para pegar os ladrões.
Nesse momento Vieira neto falou para o resto da quadrilha:
- Ei negrada! Se preocupem só com Rompe Ferro, que com Seu Acrísio não precisa cuidado não. Ele faz mais medo tando com a mão cagada do que tando com um facão.
Em seguida gritou:
- Seu Acrísio! Não tenha medo não. Pode ir dormir tranqüilo, que somos nós furtando uma galinha pra tira-gosto. Terminada a operação penosa com sucesso e a farra da queima da caieira, Roberto Souza ainda criança, saiu com uma sacola plástica na mão, que até então ninguém sabia o conteúdo.
No dia seguinte Chico Feitosa ensaiou uma zuada na calçada sem saber de quem se tratava, quando ficou sabendo dispensou tudo.
Lieda reuniu os responsáveis pelo furto e falou:
- Olhem meninos. Tá certo que foi uma brincadeira, até aí tudo bem. Mas levar o bico, as penas e os pés da galinha e colocar na calçada do oitão da casa de Chico Feitosa, foi o extremo.

Fonte: Fernando Sousa
Penteada: Mundim  do Vale em  16 de abrol de 2010 no Blogdosanharol


Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!